TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Além da Sala de Aula

Por:   •  15/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Complementar I

Nome Ana Paula Oliveira da Silva Salata

Código 764959

Ribeirao Preto

2017

Nome do aluno:Ana Paula Oliveira da Silva Salata

R.A 764959  Atividade Complementar  I  Polo Ribeirão Preto

Título: Além da Sala de Aula

Diretor: Jeff Bleckner

Duração:95 min

  • Resumo da obra:

Uma história real, que conta sobre o trabalho de uma professora recém  formada de 24 anos, que com ajuda de seu marido começa dar aula  em uma escola de abrigo (projeto social), de crianças sem teto que não podem se matricular  na escola regular.

Essa escola possui crianças de várias faixas etárias, há problemas como falta de recursos materiais para dar aula, como carteira, livros ou otros recursos para aprendizagem, e não haveria como as crianças comprarem, pois as famílias que frequentam alí, são pessoas de baixíssima renda que passam fome, viciados, desestruturados, moram em carro, alojamentos, rua. Havia  também problemas com limpeza, ratos, trepidação quando passava trem ao lado.

Bess, observa que não pode contar com diretor para nada e ela, com seu próprio recurso financeiro, busca ajudar, pintando, levando alimentos, limpando e claro, pedindo ajuda da própria comunidade para realizar trabalho, sem remuneração para os finais de semana.

Uma  aluna foi despejada do alojamento pois o pai foi pego com bebida alcóolica e a mesma a leva para casa.

Ela muda a vida das crianças e consequentemente das familias, ela observa situações estranhas e dentre elas era uma mãe analfabeta que não conseguia ajudar a criança no dever em casa, era uma professora que “ficava em cima” para poder alcansar os resultados que havia proposto a si mesma.

Vendo aquele belo trabalho, a pessoa que criou o projeto, mas nunca havia ido de fato resolve ajudar comprando recursos para aprendizagem como livros, cadeiras, etc. Bess, consegue mudar comportamentos, atitudes das crianças e familias alí inseridas.

A professeora  jovem, com dois filhos e agora grávida de mais um ( interpretada pela Emily Van Campque), precisava além de ensinar, ter uma dedicação, esperança e amor pela profissão e pelas crianças que alí estão. Para que possam mudar a vida dessas crianças que alí estão inseridas. Ela precisa enfrentar a propria dificuldade em lidar com seu próprio preconceito de lecionar para crianças de ruas. Porém vence todos os obstáculos e consegue fazer a diferença na vida dessas crianças.

Nesse filme, infelizmente, podemos compararar as escolas públicas brasileiras, claro que não todas, porém sua maioria. Que faltam recursos materiais, e até profissionais, talvez com a mesma proposta de retirar os alunos da rua e não ensinar, possui pessoas de baixa renda, desestruturados, deinteressados pelos estudos, falta de disciplina, sem apoio de pais e diretores.  

Mas se a Constituição Brasileira nos remete que a Educação é direito de todos, podemos concluir que assim como no projeto da escola em questão seus administradores eram negligentes com os alunos, o Estado também tem sido na qualidade da educação. Muitas escolas e/ou projetos têm servido apenas para impedir que as crianças e adolescentes fiquem na rua. Qual a estrutura das nossas escolas? Qual a condição que damos aos alunos? É uma precariedade grandiosa. E embora o cognitivo seja de suma importância, como podemos nós avançar na educação se nós não trabalhamos por uma real diminuição da desigualdade social? Apenas trabalhamos no paliativo. O que fazemos é o seguinte: ou não damos a devida importância para o ensino das disciplinas com a desculpa do social, ou esquecemos o social, esquecendo-se que barriga vazia impede sim um bom desempenho escolas, ainda mais somado a grande contexto de violência em que muitos vivem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (129 Kb)   docx (67.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com