TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambientes de aprendizagem

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

As novas metodologias utilizando as TICs e                                               as características dos “novos” professores.

Participantes:

Elaine Aparecida de Jesus

Elizete Aparecida Siqueira Soares

Geani Assis do Espirito Santo

Virginia Cavassana Felipe Rocon

De uma forma geral, limitando-se ao nosso pais as metodologias de ensino ainda não sofreram totalmente as mudanças necessárias para atender as expectativas e necessidades do corpo discente e docente das instituições de ensino mediante as TICs que evoluem rapidamente. Com a possibilidade de usar as ferramentas tecnológicas a forma de transmissão de conhecimento sofre mutações significativas rapidamente, pois alunos e professores passam a ser mediadores de conhecimento. As transformações tecnológicas ocorridas nas últimas décadas anseiam por profissionais cada vez mais capacitados no domínio ao uso das mais diversas ferramentas tecnológicas, explorando as competências e habilidades ideais no ensino aprendizagem. A qualificação continuada será um elemento determinante para a qualidade do uso das TICs no ambiente escolar. Ser visionário será um diferencial ao profissional de educação, com foco e objetividade, sendo criativo e interagindo com os alunos usando sabiamente as tecnologias o ensino sofrerá mudanças positivas. A conscientização do corpo docente e discente, que a tecnologia é muito afora de redes sociais, se torna fundamental para que as mesmas sejam usadas verdadeiramente para disseminação do conhecimento. A transmissão do saber muda-se radicalmente, pois todos através de diferentes ferramentas tecnológicas alcançam o conhecimento de um assunto determinado, seja ele atual ou não. Porém a realidade de uma grande massa de professores e escolas brasileiras não permitem que se usem essas tecnologias em plenitude seja por falta de equipamentos nas escolas ou a deficiência de capacitação de profissionais para usar essas tecnologias com a finalidade educacional.

A nova geração de professores que estão se preparando para atuar, terão como aliada as TICs, a capacitação tecnológica se tornará imprescindível para ir de encontro a esse futuro próximo que está cada vez mais tecnológico, onde não haverá a opção de escolha de uso das tecnologias, porque a mesma está se tornando vital para a vida em sociedade. Estaremos de frente a uma educação tecnológica de massa onde os recursos digitais em sala de aula serão indispensáveis. As TICs quando bem planejadas, ajudarão a aumentar a comunicação entre os discentes e os docentes e, com isso qualificaremos melhor o ensino. Para alcançar tais objetivos necessita como já descrito, de capacitação e formação continuada, com suma importância a disponibilidade de equipamentos tecnológicos e acesso a internet por parte das Escolas sejam elas privadas ou públicas, fornecendo o que for necessário para o sucesso da implantação total das TICs no ambiente escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com