TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambientes de aprendizagem

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE UBERABA

TRABALHO EM GRUPO

NOMES: Tatiane Aparecida Carrito de Oliveira     RA: 110756

Marleide Martins Sousa                    RA: 1107554

Kenia Miranda Limas Condessa      RA: 1108254

Rosinalva Jesus Cruz Santiago       RA: 1107936

AS NOVAS TECNOLOGIAS E O PREPARO PARA ATUAR EM SALA COM ESSAS NOVAS TECNOLOGIAS

UBERABA 2015

INTRODUÇÃO

Sabemos que o ambiente de aprendizagem, enquanto a ampliação da sala de aula tradicional é responsável por proporcionar o enriquecimento do processo de ensino e de aprendizagem significativa para o aluno, de forma que atenda também ás necessidades da sociedade atual.

É necessário compreender como os profissionais da educação lidam com as transformações e os impactos que a sociedade da informação e do conhecimento têm causado no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que os recursos tecnológicos disponíveis nesses cenários de atuação têm exigido do educador habilidades para o seu uso adequado, além de muita criatividade em sua ação pedagógica, sem se esquecer de que nenhuma tecnologia, ao contrário do que se afirmam alguns, destrói a antiga. Ela se integra nos usos sociais e leva à evolução tecnologias antiga. A escrita não destruiu a palavra, o telefone não destruiu a carta . Cada tecnologia leva á evolução do ecossistema social, relacional ou pedagógico no qual se insere. Não há aquisição sem perda, porém não existe técnica que não exija a evolução e a participação do existente.

As novas tecnologias e o preparo para atuar em sala de aula com essas novas tecnologias

No mundo de hoje, no qual vivemos o impacto na educação é praticamente digital, portanto a tecnologia faz parte das nossas vidas, mas o melhor resultado não virá somente pela tecnologia, mas pela compreensão do que se espera na educação.

Devemos estar sempre atentos com o que está acontecendo e utilizar as novas tecnologias em sua prática pedagógica, estar disposta a estudar com a mesma frequência dos alunos que navegam a procura de novidades e aplicando o que descobrem.

Para se preparar para atuar na sala de aula com as novas tecnologias, devemos mudar a prática pedagógica, frequentar cursos de capacitação com o uso de tecnologias da informação e comunicação de mídias que podem ser o notebook, o celular, o tablete, a lousa digital e outras coisas que surgem.

A lousa digital, carteiras eletrônicas e animações em 3D ferramentas da escola do futuro que já é realidade em algumas escolas, pois com esse material de tecnologia o lúdico virá atração, conteúdo do livro se tornando reais para a imaginação desses alunos, ficando cada vez mais fértil. Assim dessa maneira eles se sintam parte do processo descobrindo e aflorando os conhecimentos em busca de mais aprendizado.

Os blogs é uma ferramenta de suma importância, pois assim se pode registrar e resguardar o que foi criado, produzido e compartilhando com o processo de ensino, fazendo com que outros alunos vejam aulas criativas e bem elaboradas, sentindo vontade de aprender e sendo estimulados cada vez mais.

A maioria dos docentes utilizam hoje projetores para ministrarem as aulas, sem contar a facilidade de se enviar inúmeros conteúdos por e-mail. O antigo “quadro negro” ficou de lado e os livros podem ser acessados pela internet. No entanto a internet é um atrativo e tanto o que faz com que o aluno se disperse facilmente e não absorva o conteúdo de forma adequada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com