TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analisando Tendências

Por:   •  25/11/2019  •  Resenha  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

Colocar as experiência sobre o conhecimento e a teoria da aprendizagem.

Comentar uma postagem do colega.

Professor Antonio Donizetti Sgarbi

A fundamentação da Epistemologia permite compreender a forma que a criança adquire o conhecimento. Em uma de suas primeiras concepções evidencia que o conhecimento vem de fora para dentro. O individuo aprende conforme sua interação com o mundo a sua volta, é preciso transmitir o que lhe foi ensinado na integra, pois tem que reproduzir aquilo, que lhe foi ensinado.

O segundo modelo é antagônico, o individuo que transforma o objeto, pois esse conhecimento nasce com o individuo, a aluno é responsável pelo seu fracasso escolar, e não o professor.

Já a terceira concepção, é uma conjunção das duas concepções dos aspectos objetivos e subjetivos, determinando o desenvolvimento do sujeito.

De acordo com as experiências vivenciadas em sala de aula, acredito que a teoria interacionista se enquadra nas vivencias em sala de aula, que o conhecimento parte da interação do sujeito com o meio a qual este está inserido.

Não existe uma receita pronta de qual a metodologia adequada, porém, devemos estar atentos que, cada indivíduo é único, e dentro da Educação Básica, nós deparamos com uma diversidade, e cada criança tem seu tempo, devendo o professor se apropriar de diversas metodologias, sempre visando o aluno como um ser único.

Em minhas práticas pedagógicas, trabalho muito com agrupamentos, com um aluno que já se apropriou do conhecimento e outro em processo de apropriação, pois há uma troca de conhecimentos, sempre digo aos alunos, que trocamos conhecimentos, ninguém é detentor do conhecimento, estamos em constante aprendizado.

Comentário de um colega.

Também costumo muito mistura teoria com a prática, acho muito importante entender a origem que se deu um determinado assunto, para então entender todo o seu processo.  Conforme Paulo Freira a teoria não dita a prática, mas permite que mantenhamos ao nosso alcance, de forma a mediar e compreender de maneira critica o tipo de práxis necessária que deveremos usar em determinada situações, sempre levando em conta as individualidade de cada individuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (32.2 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com