TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Das Abordagens Pinóquio

Por:   •  24/9/2016  •  Resenha  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE PEDAGOGIA

BEATRIZ DE MORAES SILVA RA: D0494B-8 2P

DAIANE RODRIGUES OLIMPIO RA: C3176F-6 1P

GABRIELE GOMES BORGES RA: D0669C-4 2P

LANEI SILVA DOS SANTOS RA: D0685C-8 2P

LARISSA SILVA DOS SANTOS RA: D05JJA-9 2P

MARIA CREUZA OLIVEIRA JESUS SANTOS RA: C91BII-1 2P

NAYARA DE SANTANA SOUZA RA: D05973-4 2P

 

ANÁLISE DAS ABORDAGENS SOBRE O LIVRO PINÓQUIO ÀS AVESSAS

SÃO PAULO

2016


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        RESUMO DO LIVRO: PINÓQUIO ÁS AVESSAS        3

3.        DISCUSSÃO        4

4.        CONCLUSÃO        6

REFERÊNCIAS          7

  1. INTRODUCÃO

O trabalho surgiu a partir das abordagens pedagógicas e suas características relacionadas dos livros: Pinóquio Ás Avessas dos autores Rubem Alves e Mauricio de Sousa, o livro O ensino: As abordagens do processo da autora Maria da Graça Nicoletti Mizukami.

Pois esses livros estão relacionados a uma abordagem do ensino tradicional, pelas características vividas pelo personagem Felipe, que mostra a realidade do sistema alienado na educação, onde os alunos tem que aprender o que esta no sistema e não pode questionar, e também mostrar como é aplicada a forma de ensinar os alunos uma forma de alienação, pois não pode fugir e os alunos tem que aprender ao mesmo tempo  e sair igualzinho um dos outros.

  1. RESUMO DO LIVRO: PINÓQUIO ÁS AVESSAS

O livro começa narrando um pequeno trecho da história de Pinóquio – um boneco de madeira que após muitas aventuras é transformado em menino de carne e osso, isso era tudo que o boneco sonhava em se tornar, “GENTE DE VERDADE”. Esse pequeno trecho é contado pelo pai de Felipe – um garoto muito curioso que adora os pássaros.

O pai do garoto sintetiza que “quem não vai à escola fica burro”, em referência ao boneco que foge da escola e é literalmente transformado em um burro. Felipe reflete sobre o que o pai lhe dissera a respeito de quem não vai à escola e se pergunta se é “gente de verdade?”, pois ainda não foi à escola, por ser muito pequeno.

Seus pais o amam e só querem o melhor para ele. Desejam que o filho vá para uma ótima escola, tire excelentes notas, depois entre na universidade e seja o melhor profissional, pois acreditam que assim que se constrói a vida de um ser. As crianças não pensam assim, pois vivem o presente, há tanta coisa para ver, para aprender e descobrir hoje, agora. Felipe demonstra muito interesse e curiosidade e sempre elabora diversas perguntas, porém seus pais não conseguem responder todas e atribuem essa tarefa à escola. Sempre diziam ao filho: “Na escola você aprenderá!”, e o garoto dormia feliz pensando que na escola encontraria todas as respostas.  Seu pai lhe dizia que quando crescer deixará de ser criança e se transformará em adulto, os adultos trabalham e têm alguma formação, ou seja, “são” a profissão que exercem, são aquilo que fazem para ganhar dinheiro. E essa é a razão por qual em breve o garoto entraria na escola, “As escolas existem para transformar crianças que brincam em adultos que trabalham”. Quando Felipe for para escola aprenderá muita coisa e será avaliado, para receber suas notas e se desenvolver até chegar ao objetivo final.

Felipe não entendia como é que uma nota/número podia saber e dizer quanto uma pessoa sabia, ele sabia tantas coisas, e para saber não precisava que ninguém lhe desse nota/número. E indaga se o que aprendeu fora da escola valerá algo lá dentro, ainda não havia aprendido as regras do mundo adulto. E será na escola que aprenderá através do que o programa de ensino deseja que, aprendam todos os alunos ao mesmo tempo. O programa diz o que é que os alunos devem aprender, como e quando. Felipe não entendeu o que era o “programa” e como é que ele sabia o que os alunos queriam aprender se nem mesmo os conhecia.

Com o passar do tempo aprendeu algumas lições na escola: “Na escola há hora certa para pensar sobre as coisas”; “Cada professor só sabe uma coisa”; “Os conhecimentos não valem por serem úteis, e sim por caírem nas provas, nos vestibulares”; “Os professores não gostam quando fazem perguntas que não sabem responder“.

Felipe gostaria que a vida fosse como a de seu sonho. Todos são livres para escolher onde querem ficar, para onde ir e no final todos ganham, mas não é assim que acontece, temos que obedecer a regras, de como falar, comportar, para onde olhar e tudo mais. Felipe se formou e se transformou em um grande especialista em frangos. Essa era sua profissão, o seu novo “ser”. No final Felipe descobre o seu verdadeiro eu e se torna mais feliz, realizado e diferente do que era obrigado a ser.

  1. DISCUSSÃO

ABORDAGEM TRADICIONAL

A abordagem tradicional de ensino não é fundamentada em teorias empiricamente validadas, são fundamentadas em uma prática educativa e na sua transmissão no decorreres dos anos. Portanto trata-se de uma concepção e umas práticas educacionais que persistiram ao longo dos anos, em suas diferentes formas e que passaram a fornecer um quadro referencial para todas as demais abordagens que ela se seguiu.

    É caracterizada por ser muito rígida e centrada no professor onde o aluno apenas escuta as prescrições que lhe são fornecidas por autoridades exteriores. E um tipo de abordagem na qual os padrões são muitos respeitados, o que é diferente é muito discriminado. Por exemplo: não se aceitava que as crianças escrevessem com a mão esquerda, e quem não escrevia com a mão direita era chamado de sinistro.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (120.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com