TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO LIVRO PINÓQUIO ÀS AVESSAS NAS ABORDAGENS TRADICIONAL, COMPORTAMENTAL E HUMANISTA

Por:   •  31/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.091 Palavras (9 Páginas)  •  800 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

Curso de Graduação em Psicologia

TATIANE SILVA ROCHA AMORIM

VALDENILDE DA SILVA SOUSA LIMA

ANÁLISE SOBRE O LIVRO PINÓQUIO ÀS AVESSAS NAS ABORDAGENS TRADICIONAL, COMPORTAMENTAL E HUMANISTA

Pinóquio às avessas: analogia entre os modelos de ensino e as abordagens Tradicional, Comportamental e humanista

GOIÂNIA

2017

TATIANE SILVA ROCHA AMORIM

VALDENILDE DA SILVA SOUSA LIMA

ANÁLISE SOBRE O LIVRO PINÓQUIO ÀS AVESSAS NAS ABORDAGENS TRADICIONAL, COMPORTAMENTAL E HUMANISTA

Pinóquio às avessas: analogia entre os modelos de ensino e as abordagens Tradicional, Comportamental e humanista

Trabalho apresentado no curso de graduação em Psicologia da Universidade paulista – UNIP.

Orientador (a): Profª Inês

GOIÂNIA

2017

INTRODUÇÃO

        

        Muito mais que transmitir conhecimento acumulado ao logo dos séculos, a escola assume um papel fundamental ao que diz respeito à formação de caráter, valores e princípios morais e saberes intelectuais de um individuo. Neste sentido, a escola não é uma mera instituição que abriga crianças e jovens enquanto os pais trabalham, ela é muito mais que isso, torna-se para seus frequentadores a segunda casa sendo nesta que as primeiras relações se estabelecem, que a autonomia é construída e que se aprende a como enfrentar os problemas. A escola juntamente com os pais e a sociedade encaminham jovens a se tornarem grandes agentes capazes de transformar a sociedade a qual pertence. A ação conjunta desses elementos faz toda a diferença tornando-se um alicerce de sustentação para um adulto reflexivo, prospero e consciente do seu papel.

        Ademais será feita uma analogia entre a obra de Rubem Alves: Pinóquio às Avessas e as teorias e sistemas de ensino aprendizagem que norteiam a educação em escolas, dando ênfase ao modelos: Tradicional, Comportamental e Humanista.

        O livro Pinóquio ás avessas conta a história de um casal que tem um filho; Felipe é uma criança bastante observadora como toda criança de sua idade, adora fazer perguntas sobre os mais diversos assuntos, sua curiosidade era tamanha que muitas vezes deixavam os seus pais sem respostas para seus questionamentos, a única saída para os pais era falar para Felipe que de todas as dúvidas que ele tinha ele iria encontrar as resposta na escola, isso causou uma enorme ansiedade no garoto seus pais sempre lhe falavam da escola como um lugar que se aprenderia a ser gente.

ABORDAGEM TRADICIONAL

        Na educação tradicional o homem é considerado como ser acabado “pronto”,  e o aluno um adulto em miniatura que precisa ser atualizado. É um receptor de informações passivo, até que tenha todo o conteúdo necessário podendo usufruir do mesmo em benefício de si próprio ou  para passar adiante as demais gerações. Nesse tipo de ensino a reprovação do aluno passa a ser necessária quando o mínimo para aquela faixa não foi atingida. O diploma pode ser considerado como um instrumento de hierarquização cabe ao aluno memorizar definições e leis que lhe são aplicados no decorrer do processo, é um ensino que se preocupa mais com a variedade e quantidade de noções/conceitos/informações do que com a formação do pensamento reflexivo. As notas obtidas funcionam na sociedade como níveis de aquisição desconhecimento e a relação professor-aluno são verticais, tendo o professor poder para decidir todas as escolhas referentes à metodologia, conteúdo e avaliação. Ao analisarmos em trechos retirado do livro o Pinóquio às avessas, pode se perceber esse tipo de modelo. O pai de Felipe ao descrever para o filho como era o percurso percorrido pelo aluno dentro da escola e universidade deixa bastante explicita o modelo escolar referente para ele. Segui o seguinte trecho para melhor compreensão:

[...]- A escola existe para transformar crianças que brincam em adultos que trabalhão... - É assim: você entra na escola no primeiro ano. Lá vão lhe ensinar muitas coisas... No segundo ano, vão lhe ensinar muitas coisas. Se você as aprender e tirar boas notas, passará para o terceiro ano... para dar notas, os professores fazem o que se chama de prova, com uma série de perguntas que os alunos devem responder você vai aprendendo coisas tirando boas notas até chegar o momento que você deverá escolher o que vai ser quando adulto. Se você entrar na faculdade, no primeiro ano vão lhe ensinar as coisas necessárias para sua profissão até terminar o último ano da universidade então na formatura recebera o diploma o diploma diz o que você é. Os adultos são a profissão que exercem...

        Dessa maneira é bastante evidente o tipo de ensino que os pais de Felipe acham essencial para formação de seu filho, o modelo que mais se aproxima da idéia apresentada no trecho é comparada com todas as características mencionadas acima, é o modelo de ensino aprendizagem na perspectiva Tradicional.

ABORDAGEM COMPORTAMENTAL

        Esse tipo de abordagem se caracteriza por considerar a experiência ou a experimentação planejada como base do conhecimento, o conhecimento é o resultado direto da experiência se baseia nas idéias de Skinner.

        O sistema educacional tem como finalidade promover mudanças nos indivíduos. O comportamento é moldado a partir da estimulação externa e, portanto o indivíduo não participa das decisões curriculares que são tomadas por um grupo do qual ele não faz parte.

        A ênfase dada a proposta de aprendizagem dessa abordagem se encontra na organização dos elementos para as experienciais curriculares.  Cabe ao professor o controle de aprendizagem ele possui a responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema de ensino- aprendizagem de forma que o desempenho do aluno seja maximizado.

        Nessa abordagem se incluem a aplicação da tecnologia educacional e estratégias de ensino quanto a forma de reforço no relacionamento professor aluno.

 Retomando o livro Pinóquio às avessas, Felipe ao chagar na idade escolar, pode frequentar a escola no novo espaço ocupado por ele e tantos outros colegas, pode se notar que o tipo de abordagem ensino aprendizagem adotada pela escola e pela professora refere-se a comportamental. Segui o seguinte fragmento do texto:

[...]-Na escola havia muitas crianças brincando no pátio. Felipe brincou com eles e gostou. Mas, de repente soou uma campainha. As crianças pararam de brincar. Os professores e as professoras as separaram em pequenos grupos e as organizaram em filas. Havia filas dos pequenos, na qual ele foi colocado, a fila dos poucos maiores, a fila dos maiores ainda e a fila dos grandes. Ai os professores conduziram as filas para dentro da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (148.1 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com