TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO LIVRO PINÓQUIO ÁS AVESSAS E RELAÇÃO COM AS ABORDAGENS TRADICIONAL, COMPORTAMENTAL E HUMANISTA.

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  1.870 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE

ANÁLISE DO LIVRO PINÓQUIO ÁS AVESSAS E RELAÇÃO COM AS ABORDAGENS TRADICIONAL, COMPORTAMENTAL E HUMANISTA.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2015

Introdução

Apesar de ser um livro voltado para o público infantil, Pinóquio às Avessas aborda uma história muito interessante para que pais e educadores possam analisar as diferentes formas de ensino, de uma maneira mais crítica.

Nessa análise usaremos três formas de ensino:

 Abordagem Tradicional

Que da ênfase em situações de sala de aula, onde os alunos são instruídos e ensinados pelo professor. Os conteúdos e as informações têm de ser adquiridos, e os modelos imitados. É essa a abordagem usada no livro de Rubem Alves. O personagem Felipe foi deixando de lado os seus reais interesses, porém adquirindo o que fosse necessário para crescer no meio em que foi inserido. Esse tipo de ensino fica explícito no livro quando Felipe começa perguntar a sua professora sobre pássaros e ela faz a observação que pássaros não estão no que foi estipulado para o ensino.

Snyders num estudo sobre o “ensino tradicional” defende a necessidade de se compreender esse tipo de ensino e suas justificativas. Somente uma avaliação cuidadosa e critica tornará possível ultrapassá-lo ou fazê-lo melhor.

Tem uma passagem no livro que Felipe não entende como pessoas podem ser avaliadas por números. Ele sabia tantas coisas e para saber não precisava que lhe dessem números.

Felipe diz –” Eu sei tantas coisas! Sei nome de passarinhos, sei jogar gude, sei fazer limonada, sei montar quebra-cabeça... Acho que vou ter boas notas no boletim. ”·.

 Abordagem Comportamentalista:

A abordagem comportamentalista entende que o desenvolvimento das habilidades são determinadas por suas relações com meio em que se encontram. O objetivo nessa educação é que o individuo estruture a forma de compreensão pelo seu próprio ambiente. Os estudantes aprendem e o professor tem de assegurar a aquisição do comportamento.

No livro Pinóquio às Avessas essa abordagem não é utilizada, pois, quando Felipe chega à escola sente-se forçado a obter conhecimentos que vão formar o que a sua sociedade solicita, porém nada tem a ver com as vontades criadas desde garoto.

 Abordagem Humanista:

A abordagem Humanista é centrada no desenvolvimento da personalidade do indivíduo e em sua própria capacidade. A função da escola é de estimular a busca pelo aprendizado. Neste método, o ensino é centrado no aluno, ele é responsável pelo conteúdo a ser aprendido, e o professor seria não um mestre, mas um facilitador da educação.

No livro de Rubem Alves, Pinóquio as Avessas, é retratado a Escola Tradicional. Os conteúdos a serem estudados já estão determinados, o aprendizado só é possível por intermédio do professor, e todos os alunos recebem as mesmas matérias, na mesma velocidade e são também todos avaliados da mesma forma.

No livro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com