TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DAS ABORDAGENS SOBRE O LIVRO PINÓQUIO À AVESSAS

Por:   •  7/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.219 Palavras (9 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA

pSICOLOGIA

ANÁLISE DAS ABORDAGENS SOBRE O LIVRO PINÓQUIO À AVESSAS

SOROCABA

2017

ANÁLISE DAS ABORDAGENS SOBRE O LIVRO PINÓQUIO À AVESSAS

Trabalho apresentado para avaliação parcial, atendendo às exigências da Disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem, sob a orientação da Prof.ª Kelly Cristina Pedroso.

SOROCABA

2017

“Por aprendizagem significativa entendo uma aprendizagem que é mais do que uma acumulação de fatos. É uma aprendizagem que provoca uma modificação, quer seja no comportamento do indivíduo, na orientação futura que escolhe ou nas suas atitudes e personalidade. É uma aprendizagem penetrante, que não se limita a um aumento de conhecimentos, mas que penetra profundamente todas as parcelas da sua existência.“

(Carl Rogers.)

RESUMO

Neste texto percebemos o quanto somos influenciados por informações sem na maioria das vezes nem ao menos questionarmos, simplesmente aceitamos tais informações como verdades absolutas. Acabamos nos adaptando a estas informações e as passamos a nossa descendência. Isto fez com que os pais do personagem principal Felipe agisse com ele de maneira que fosse direcionado a ter uma boa formação para poder ser um homem de sucesso não se importando com seu desejo.

A abordagem tradicional ficou bem clara no texto através da figura do professor como detentor do conhecimento e foco principal, sem se preocupar com o que o aluno deseja aprender. Já na abordagem comportamental o desenvolvimento das habilidades se determinam através de sua relação com o meio e seu objetivo é que o individuo crie sua própria compreensão do ambiente o que não se percebe no texto.

Na abordagem humanista de acordo com a teoria de Rogers o professor é um facilitador da aprendizagem onde o relacionamento com o aluno deve ser de afeto e aprendizagem mutua entre outras características que também não são observadas no nosso texto.

Palavras chaves: Abordagem tradicional comportamental humanista.

ABSTRACT

In this text we realize how much we are influenced by information without most of the time, it is no less questioning, simply accept such information as absolute truths. We ended up adopting this information and how we spent our fortunes. This made the parents of the main character Felipe act with him so that he was directed a good production to be a successful man without caring about his desire.

The traditional approach was made clear without text across the figure of the teacher as the holder of knowledge and main focus without worrying about what the substantive learner learns. In the behavioral approach, the development of skills are determined through its relationship with the environment and its objective is for the individual to create his or her own understanding of the environment, which is not perceived in the text.

In the humanistic approach according to Rogers' theory the teacher is a learning facilitator where the relationship with the learner must be of law and mutual learning among other characteristics that are not observed in our text.

Keywords: Traditional humanistic compound abortion.

Sumário

1 INTRODUÇÃO 7

2 DESENVOLVIMENTO 8

3 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

1 INTRODUÇÃO

A proposta deste trabalho é relacionar o livro aos estudos em sala de aula sobre os três tipos de abordagens de Maria da Graça Nicoletti Mizukami que são: tradicional, comportamental e humanista.

A obra literária de Rubem Alves, sob o título “Pinóquio às avessas”, com ilustração de Maurício de Souza, retrata exatamente essas questões.

Uma família , vivendo e acreditando em valores que lhes foram transmitidos, gerando assim, consequências na vida do personagem Felipe.

Notamos na estória que não é só a escola que colabora com esse processo de aprendizagem, pois seus pais acabam ignorando o desejo do filho de ser cuidador de pássaros para que ele “tenha uma boa profissão”.

O resultado desses padrões socioeconômico, cultural, familiar e pedagógico, fez com que o Felipe deixasse de viver a seu sonho, tornando-se uma pessoa infeliz, em busca de algo que o completasse, mas aos olhos da sociedade,

Felipe consegue se formar e ser bem sucedido em sua vida financeira, porém tem consigo a vontade de saber o nome do pássaro azul, sua grande duvida desde a infância, e em um sonho uma fada lhe diz o nome, e assim já adulto de cabelos brancos, pode enfim ser feliz.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Abordagem Tradicional

Sem percebermos somos influenciados a acreditar naquilo que nos é informado, e na maioria das vezes, não questionamos essas informações, apenas aceitamos como verdades absolutas, e acabamos nos adaptando a essas informações, passando para a nossa descendência.

Numa visão de mundo, em cada um de nós existe uma consciência autônoma que nos permite opinar e dar significado as coisas, o papel da educação seria criar condições para que essa consciência seja preservada e possa crescer.

Para que possamos entender o que levou os pais do Felipe a acreditarem, o que era imprescindível ao Felipe, obtendo uma excelente formação acadêmica, para, então, ser um profissional bem-sucedido, é decorrente dos padrões que lhes foram passados.

Tais padrões vieram a minar o desejo do Felipe, que era de estar ligado ao conhecimento dos pássaros, que, aos olhos de muitos, uma profissão não lucrativa.

Quando a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (107.4 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com