TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Livro Didático de Ciências Naturais

Por:   •  26/4/2019  •  Resenha  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 3

Analise do livro didático de Ciências naturais

O livro didático analisado foi do quinto ano do ensino fundamental com a validade de 2013 a 2015 e os autores são Karina Alessandra Pessôa da Silva - licenciada em matemática pela universidade estadual de londrina (UEL-PR), pós-graduada em educação matemática e mestre em ensino de ciências e educação matemática pela mesma instituição. Doutoranda em ensino de ciências e educação matemática, também pela universidade estadual de Londrina. Autora de livros didáticos para o ensino fundamental I e II. Outro autor é: Leonel Delvai Favalli – Licenciado e bacharel em matemática pela universidade estadual de londrina (UEL-PR) e pós-graduado em ensino de Física pela mesma instituição. Autor de livros didáticos para o ensino fundamental I e II.

O livro possibilita o desenvolvimento de competência do aluno uma vez que contribui para a ampliação de suas capacidades de compreensão e atuação no mundo em que vivemos e também na formação de um individuo autônomo que pode contribuir para uma reconstrução da relação homem-natureza, em outros termos possibilita a interação com outros saberes como os saberes populares que os mais antigos vão passando para as futuras gerações.

De certa forma o livro aborda que o conhecimento cientifico do homem é adquirido conforme a convivência no dia a dia nos diversos erros assim, o livro mostra diversas situações do cotidiano como a criança lidar com o saneamento básico, cuidados com energia elétrica, queimadas e etc. De forma clara com muitas ilustrações.

O livro estimula a forma investigativa onde o aluno pode ter exemplos de diversas experiências para o mesmo possa trabalhar em casa com a família dessa forma o aluno pode buscar outros resultados e não ficar somente submisso ao conteúdo e podendo questionar o professor.

O livro aborda todos os conteúdos anuais pois o mesmo ainda esta em validade e atualizado sem deixar de citar todos os conteúdos relacionados ao cotidiano da sociedade fazendo de forma sucinta e explicativa para o aluno se sentir mais próximo da natureza e as situações encontradas no dia a dia. Todos os exercícios praticamente tem imagens ilustrativas de forma bem lúdica, as atividades são de fácil entendimento e dinâmicas com opções de marcar e diversas charges.

Quando se fala na concepção de ciência do livro ele não aprofunda muito somente na questão do corpo humano, o grande forte desse livro didático é o meio ambiente trazendo despertamento a questões sobre impactos naturais, preservação e cuidados no dia a dia sempre trazendo soluções para os problemas com a forma certa de lidar com eles.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) o ensino de ciências objetiva “mostrar a ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo, é a meta que se propõe para o ensino da área na escola fundamental”. Dessa forma o livro traz todos os blocos temáticos exigidos como: A organização do corpo humano, Corpo humano, Ambiente e seres vivos, Cadeia alimentar, Saneamento básico, poluição, luz, eletricidade no cotidiano, magnetismo.

De acordo com o livro o trabalho fundamental é levar novos conceitos de ciência para seus alunos, despertando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (32.3 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com