TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Metodo de Ensino - Paulo Freire

Por:   •  7/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  784 Visualizações

Página 1 de 5

Análise do Método de Paulo Freire nas Práticas Educativas de Jovens e Adultos

A história da EJA no Brasil está muito ligada a Paulo Freire,  embora a alfabetização de jovens e adultos tenha se iniciado com os jesuítas, foi somente nas décadas de 1950-1960 que se observou um avanço significativo no que diz respeito à organização e a concepção da educação desta faixa etária no país.

Um novo referencial teórico-metodológico foi viabilizado a partir da atuação de  Freire e de suas ideias em movimentos como: movimentos da cultura popular, o movimento de educação de base (MEB), confederação nacional dos bispos do Brasil (CENBB), entre outros, que disseminaram uma nova concepção de educação de adultos proposto por Freire, a emancipatória.

A concepção de Paulo Freire que, significou a criação de um novo referencial teórico – metodológico que defende uma educação capaz de propiciar a formação  de sujeitos ativos na sociedade, buscando seus direitos e compreendendo sua importância no meio social. O entendimento dessa concepção é fundamental para o aprimoramento de uma prática pedagógica que vá de encontro às necessidades educacionais do EJA.Para Paulo Freire, não basta saber ler, é preciso decodificar o que foi lido.

Freire, ao longo de sua vida, mostrou-se crítico em relação à educação que não transforma, que não busca interagir com os problemas da sociedade, ou seja, a chamada educação bancária, que ele mesmo definia como aquela que  o professor só deposita conhecimento e o aluno arquiva-os. Segundo ele, o homem que permanece  nesta visão não desenvolverão em si a consciência crítica que resultaria a sua inserção no mundo como transformadores dele. Outro aspecto que Freire enfatiza em seu trabalho como educador, é a relação professor-aluno, que sempre foi vista como uma relação entre opressor e oprimido, ou seja, o professor é aquele que não precisa aprender nada e o aluno, aquele que não acrescenta nada ao professor, não estando ali como ator principal do processo educacional, mas sim, como um mero ator coadjuvante.Tanto no ensino regular, quanto no EJA, a relação entre professor e aluno deve ser agregadora, em que ambos estão aprendendo em conjunto, buscando soluções para os problemas do cotidiano, na qual o professor respeita as limitações e condições do aluno, e contribui para o aluno não se desvincular de sua realidade. Não é possível respeito ao educando à sua dignidade, a seu ser formando-se, à sua identidade fazendo-se, se não se levam em consideração às condições em que eles vêm existindo, se não se reconhece os conhecimentos prévios destes alunos quando chegam a escola.

Segundo Freire, o homem não  pode ser objeto de sua própria educação, ele deve ser o sujeito dela. Sendo assim, ninguém educa ninguém, educador e educando educam-se.

Paulo Freire contribuiu em muito para o processo educacional brasileiro, e suas idéias se resumem em quatro pontos: uma profunda crença na pessoa humana e na sua capacidade de educar-se como sujeito da história; postura política firme e coerente com as causas da pessoa oprimida, temperada com a capacidade de sonhar e de ter esperanças, com a ousadia de fazer e lutar pelo que se acredita. E junto com isto, a humildade de que nenhuma obra grandiosa se faz sozinho, e que é preciso continuar aprendendo sempre; um jeito do povo se educar para transformar a realidade. Uma pedagogia que valoriza o saber do povo, ao mesmo tempo que o desafia a saber sempre mais e por fim a  preocupação especial com a superação do analfabetismo e com uma pedagogia que alfabetize o povo para ler o mundo .

Método Paulo Freire: Educador e Educando Aprendem juntos

Paulo Freire preconiza a  valorização da cultura do aluno  para o processo de conscientização , ele propôs o que chamou de Temas Geradores, onde o educador e educando em sala de aula aprendem juntos. A diversidade pode contribuir para o dinamismo da aula, para o despertar do interesse, da atenção e do envolvimento,garantindo a todos a possibilidade de se expressar sobre aspectos da realidade, mantendo uma ligação com o universo conhecido deles, impulsionando-os para novas descobertas, pois na sua visão, aprende melhor aquilo que tem interesse em conhecer. Os Temas Geradores ajuda a organizar o trabalho de sala de aula porque possibilita uma aprendizagem significativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com