TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do livro didático de história 5ºano

Por:   •  24/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-UFMA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS-CCSO

CURSO: PEDAGOGI

DISCIPLINA: FUNDAME  METOD. DO ENSINO DA HISTÓRIA

DOCENTE: FRANCINETE SOARES DA SILVA

DISCENTE: DAIANE COSTA SILVA

ANALISE DA COLEÇÃO “CONHECER E CRESCER”

[pic 1]

São luís

2016

ANALISE DA COLEÇÃO “CONHECER E CRESCER” Ed. Escala Educacional

    Esta coleção tem a intenção de associar o conhecimento técnico e a realidade escolar. As temáticas estudadas nos volumes da coleção valorizam e têm como ponto de partida o conhecimento prévio e as noções intuitivas que o aluno tem acerca do conteúdo a ser estudado. Partindo dessas experiências, o texto o conduz gradativamente à sistematização e ao aprofundamento desse conteúdo.

Em cada volume, os conteúdos estão distribuídos em três ou quatro grandes unidades, que, por sua vez, estão subdivididas em capítulos. As temáticas de História foram apresentadas separadamente, favorecendo um processo gradativo de aprendizagem.

O trabalho com os conteúdos é apresentado em um eixo espiral, ou seja, parte das noções básicas para sua aplicação em situações mais complexas.

A coleção é programada levando-se em conta questões fundamentais de cidadania, multiculturalismo e pluralismo.

Essa propostas justifica a apresentação de personagens, crianças  de diferentes grupos étnicos e sociais, que acompanham o aluno em todas as situações de estudo e no conjunto dos temas tratados. Todos os textos têm como referente à diversidade, as diferenças  e as desigualdades que configuram nossa formação social, política e cultural Diversidade que os educadores e educandos levam para as escolas: sócio-étnico-racial, de gênero, de território, de geração etc. Ver a diversidade como um dado positivo, liberá-las de olhares preconceituosos: superar práticas classificatórias é uma indagação nuclear dos currículos. Reconhecer e respeitar a diversidade indaga concepções generalistas de conhecimento, de cultura, de saberes e valores, de processos de formação, socialização e aprendizagens.

AS SEÇÕES DE TRABALHO

Para efeitos didáticos, os volumes desta coleção apresentam uma sequencia que esta assim constituída:

  • Apresentação da unidade.
  • Capítulos, seguidos de atividades de reflexão, ordenação, comparação, sistematização, entre outras.
  • Seções especiais: Informe-se! e Histórias de vida.
  • O que aprendi.
  • Outras leituras.
  • Glossário.

APRESENTAÇÕES DAS UNIDADES

Os volumes compõem-se de três ou quatro unidades básicas, em torno da quais giram os capítulos, as seções especiais e as atividades  em geral.

As unidades são apresentadas a partir de situações-problemas para a reflexão dos alunos, iniciadas por uma cena em que eles interagem com as personagens da obra.

CAPITULOS

Para tratar os conteúdos do volume, cada unidade está dividida em capítulos, que aprofundam as temáticas e inserem novos questionamentos e reflexões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (123 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com