TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise dos 13 textos

Por:   •  20/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.888 Palavras (8 Páginas)  •  780 Visualizações

Página 1 de 8

UNIP

Universidade Paulista

Interativa

LICENCIATURA EM Sociologia PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE: ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1 REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Darlene

Postagem 2015

Sumário

1 REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

1.1Educação? Educações: aprender com o índio

1.2 O fax do Nirso

1.3 A História de Chapeuzinho A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)

1.4 Uma pescaria inesquecível

1.5. A Folha Amassada

1.6 A Lição dos Gansos

1.7 Assembléia na Carpintaria

1.8 Colheres de Cabo Comprido

1.9 Faça parte dos 5%

1.10 O Homem e o Mundo

1.11Professores Reflexivos

1.12 Um sonho Impossível?

1.13 Pipocas da Vida

Referencias: Prática de Ensino-Introdução à Docência

Autor: Prof. Wanderlei Sérgio da Silva

1.1Educação? Educações: aprender com o índio

Reflexões sobre o texto:

A vida é uma escola, e cada dia aprendemos mais com ela. Aprendizado este que acontece naturalmente no dia a dia, observando as ações de pessoas no trabalho, em casa, na rua, etc. Muitas vezes, pequenos gestos de gentileza, como um sorriso, um bom dia ou um muito obrigado, nos ensina a sairmos do individualismo que nos impede de ver o outro e de ir ao encontro do mesmo. Também não só aprendemos com indivíduos diplomados, mas com pessoas simples cujo exemplo de vida e sabedoria tem tanto a ensinar-nos. Sendo assim, educação não acontece somente em sala de aula, mas em todos os ambientes que freqüentamos. E esta é diferente em diferentes sociedades, pois o que é considerado um valor para algumas podem não ser para outras. Por isso a importância de respeitar cada povo com seus, costumes e valores e buscar sempre aprender com as diversidades.

1.2 O fax do Nirso

Reflexões sobre o texto:

São muitos os desafios enfrentados por profissionais no mercado de trabalho atualmente. Com a globalização e as mudanças causadas pela tecnologia, trabalhadores precisam cada vez mais se capacitar para disputar espaço de trabalho. No entanto, a busca das pessoas por qualificação ainda é muito pequena. Muitas vezes há uma pressa para concluir uma faculdade e entrar no mercado de trabalho, mas sem curso de qualificação e experiência profissional sólida dificulta a busca por empregos. Pois, tal profissional sem qualificação demora mais para realizar suas tarefas e isso leva tempo e dinheiro, tudo o que as empresas não querem perder. Qualificação que significa, conhecimento daquele trabalho que o profissional irá executar dentro de determinada empresa, ou seja, ele chegará pronto e preparado para atuar diretamente na função para a qual ele foi contratado.

Portanto a qualificação profissional nos dias de hoje é um diferencial fundamental no momento de buscar e se candidatar a uma oportunidade de trabalho.

1.3 A História de Chapeuzinho A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)

Reflexões sobre do texto:

Ninguém é dono da verdade e nem de todo conhecimento. Pois cada pessoa pode ver determinado acontecimento por ângulos diferentes e sendo assim, ela chegará a uma conclusão também diferente daquela que a maioria tem do mesmo fato. Nestas situações é extremamente importante estar aberto ao diálogo e a ouvir as opiniões dos outros, deixarem que estes pensem por si mesmos e tenham seus pontos de vista respeitados e assim cheguem a sua própria verdade. E isso é enriquecedor para aumentar o conhecimento, pois aprendemos muito com as diversidades de idéias e opiniões.

1.4 Uma pescaria inesquecível

Reflexões sobre o texto:

Deparamos o tempo todo durante toda a vida, com situações em que temos que fazer escolhas. Tais escolhas nos afetam diretamente e também pode afetar aqueles que convivem conosco. Por isso é tão importante ser ético não só nas escolhas que fazemos, mas dar bons exemplos de comportamento na família, no trabalho, na escola e onde quer que estejamos. Agir sempre com honestidade, falar sempre a verdade mesmo que esta nos traga danos, ser um bom profissional preocupado com o bem comum e não com os próprios interesses, isso é ser ético. Mais do que palavras, o exemplo de vida ensina muito mais.

1.5. A Folha Amassada

Reflexões sobre texto:

Problemas sempre surgirão no percurso de nossa vida profissional. O importante é procurar resolvê-los da melhor maneira possível tendo o cuidado de não deixar que estes nos afetem emocionalmente. Mas para que possamos solucionar problemas alheios é necessários estarmos bem conosco mesmos, ou seja, estar emocionalmente bem. Devemos ter o cuidado de não o fazê-lo com imposições e autoritarismo. Mas buscar meios diferentes e pacíficos de solucioná-los, sem deixar de ser ativo. Jamais perder o equilíbrio. E para isso, se faz necessário cuidarmos de nossa saúde emocional. Ler bons livros, praticar exercícios físicos, termos um tempo para relaxar. Tudo isso tende a nos manter emocionalmente bem e conseqüentemente mais preparados para enfrentar as adversidades do cotidiano.

1.6 A Lição dos Gansos

Reflexões sobre o texto:

Certamente não dá para caminhar sozinhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com