TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do Projeto Político Pedagógico

Por:   •  30/8/2023  •  Relatório de pesquisa  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Proposta pedagógica ou Projeto Político Pedagógico é o plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educadas e cuidadas. É elaborado num processo coletivo, com a participação da direção, dos professores e da comunidade escolar.

O currículo da Educação Infantil terá como referencial a Base Nacional Comum Curricular e o Documento Curricular da Rede Municipal de Ensino de Sobral (2020), definindo-se como um espaço de articulação das experiências das crianças, ampliação do repertório cultural e das práticas de letramento, atendendo os seguintes Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento: conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se. Esses, estará compreendido nos seguintes Campos de Experiências: o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Em casos excepcionais em que se faz necessário assumir aulas remotas e/ou atividades livres a escola fará a readequação do currículo, priorizando as experiências essenciais para o desenvolvimento integral da criança a fim de que possibilite a continuidade das aprendizagens entre as etapas da educação infantil.

O acompanhamento e a avaliação do CEI Professora Terezinha de Jesus Ponte Aragão se baseiam nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil em que as instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação.

O calendário escolar obedece à carga horária e aos dias letivos estabelecidos pela legislação em vigor e será organizado da seguinte forma: períodos escolares em que se divide o ano letivo, indicando início e término; períodos de matrículas; datas para reuniões de planejamento; datas reservadas para comemoração e promoção; datas para reuniões de pais e mestres; datas para reuniões ordinárias da Congregação; datas para reuniões do Conselho Escolar.

O ano escolar será interrompido em julho para o período de férias dos alunos, bem   como   para   professores e funcionários, a fim de cumprir os devidos efeitos trabalhistas. A carga horária será cumprida integralmente nas escolas, reservando-se 20% (vinte por cento) para atividades pedagógicas.

O Conselho de Classe é uma instância coletiva, coordenada pelos docentes, com a participação do Núcleo Gestor e os pais dos alunos, com o objetivo de avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, a partir de uma rede de relações, constituída pelos profissionais, o currículo, as práticas pedagógicas e a criança.

Na perspectiva de promover a aproximação com as famílias, eis algumas ações que o professor planeja, abrangendo a família:

  • Passeios promovidos pela instituição de Educação Infantil, seja para estudo ou lazer;
  • Organização de festas e eventos;
  • Envolvimento dos pais nos projetos;
  • Reuniões, debates, conversas informais sobre assuntos variados de interesse educativo;
  • Propostas abrangendo culinária, música, brincadeiras, modelagem com diversos materiais, histórias e tantos outros, material impresso com textos sobre a infância, informações sobre a instituição, etc.

O CEI Terezinha de Jesus Ponte Aragão objetiva uma Educação Infantil baseada nos fundamentos de igualdade de oportunidades e no respeito às diferenças individuais. Possui objetivos específicos e promove o Atendimento Educacional Especializado (AEE) que é realizado por um Psicopedagogo em ambiente especifico, denominado sala de recurso multifuncional.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (196.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com