TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Projeto Político Pedagógico

Por:   •  2/9/2023  •  Relatório de pesquisa  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório da Análise do Projeto Político Pedagógico PPP Foi feito um estudo do Projeto Político Pedagógico (PPP) do Colégio Futuro, situado na rua Praia Brava Lote 14,15 e 27 Quadra 01 e 14, Bairro Caminho de Búzios, Cabo Frio, RJ.

O Colégio Futuro é uma instituição com um plano pedagógico pautado no desenvolvimento de competências socioemocionais relacionada com os valores, tais como, amor ao próximo, honestidade, respeito e responsabilidade. A escola atende das séries iniciais da Educação Infantil às séries finais do Ensino Fundamental II, com objetivo de atender as necessidades da comunidade inserida. O PPP registra objetivos de maneira clara e define como a escola trabalha para alcança-los.

As metas e objetivos da escola podem ser alcançadas com êxito antes do prazo ou podem ser feitos alguns reajustes para melhor atender a necessidade da comunidade. Visto que, o calendário contém 200 dias letivos/ 800 horas é dividido em 4 Bimestres tendo início na primeira semana de fevereiro e finalizando dia 20 de dezembro, no decorrer do ano letivo a escola tem seus projetos, como as datas comemorativas, calendários de testes, trabalhos avaliativos, reuniões de Pais e mestres e simulados. Uma das festas mais importantes da instituição é a Festa do Louvor dando início as férias, e no mês de novembro tem o projeto chamado (Expor), esse é o maior projeto feito na escola, cada ano tem um tema específico, sempre tendo como método de avaliar os alunos nos seus conhecimentos escolares, envolvendo todos os alunos, familiares e a comunidade.

O Colégio Futuro adota em todos os seus níveis de ensino o uso do material do Sistema Tradicional de Ensino. A Escola é composta por alunos, coordenadora, vice coordenadora, professores, auxiliares, secretária escolar, psicopedagoga e zeladora.

A estrutura física da escola contempla secretaria, sala de coordenação, 2 banheiros feminino, 2 banheiros masculino, depósito para material de expediente, 12 salas de aula, cantina, 1 banheiro feminino/masculino para funcionários, 1 sala de direção, 1 sala administrativo/financeiro, sala de atividades extras,1 sala de áudio/vídeo, 2 parques para crianças, 1 quadra de esportes. Além dos temas, matérias e conteúdo que são trabalhados nas disciplinas que integram a sua grade curricular, o Colégio Futuro complementa-os com outros elementos de formação dos seus alunos. Chama-os de Eixos do Projeto Político Pedagógico que são: Religiosidade, Sexualidade, Drogas, família, inclusão social, ciência/tecnologia, participação, política, cultural/lazer/esporte, meio ambiente, trabalho e continuidade de estudos.

. É a partir destes eixos que se sustenta a organização de diversos projetos educacionais construídos a partir de demandas percebidas no ambiente e no grupo.

A metodologia adotada pelo Colégio Futuro se faz coerente com a concepção pedagógica utilizando-se todos os recursos didáticos pedagógicos e tecnológicos inclusive, projetos de trabalho interdisciplinares que através das interações aluno ou alunos, professor x alunos medem o conhecimento e as aprendizagens de forma significativa. O sistema de avaliação do processo de ensino aprendizagem será trimestral, para o ensino Fundamental. O rendimento escolar será avaliado de diversas maneiras; Tais como: Observação diária do docente. Trabalhos de pesquisa individual ou coletiva. Avaliações orais e escritas, dentre outras.

O registro deste processo de avaliação será disponibilizado através do boletim durante todo o bimestre, no caso de falta do aluno nos dias das avaliações o aluno deverá apresentar o atestado médico e agendar a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com