TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO E A PUBLICAÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS NO CONTEXTO ESCOLAR

Por:   •  21/10/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.372 Palavras (10 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO E A PUBLICAÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS NO CONTEXTO ESCOLAR

[pic 3]

[pic 4]

Porto Velho-RO

2020

FERREIRA

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO E A PUBLICAÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS NO CONTEXTO ESCOLAR

Trabalho da disciplina de produção textual interdisciplinar apresentado para o curso de Licenciatura em Pedagogia da UNOPAR- Universidade Norte do Paraná, Professores: Alessandra Negrini Dalla Barba; Daiany Cristiny Ramos; Mariana da Silva Nogueira Ribeiro; Débora Cristiane Barbosa Kirnev; keila Tatiana Boni. Como forma de obtenção de nota parcial no 1°semestre de 2020.

[pic 5]

Porto Velho-RO

2020

1 INTRODUÇÃO

O conhecimento científico produz conhecimentos de vital importância para a sociedade em geral, pois através deste as informações pesquisadas auxiliam no desenvolvimento mais racional e crítico da sociedade em geral retirando-a do senso comum sobre determinados saberes ainda incompreendidos sobre as várias temáticas do seu cotidiano.

Nesta perspectiva justifica-se a necessidade de os alunos conhecerem a normatização exigida nos textos para a publicação, pois seguir uma norma traz credibilidade, segurança e economia tanto para o pesquisador como para a sociedade em geral.

Este trabalho de grupo irá abordar a temática da importância das normas nos textos publicados para o sucesso da pesquisa, tais como a linguagem padrão e o uso correto das citações para evitar o plágio nos textos publicados pelo pesquisador, bem como irá abordar como a produção de textos científicos pode ser direcionada no contexto escolar.  

.

2 DESENVOLVIMENTO

Os estudos científicos auxiliam no processo de desenvolvimento de um trabalho de qualidade científica que delimita o objetivo alvo de determinado projeto. Mediante o desenvolver de textos científicos o pesquisador pode tomar decisões na resolução de problemas existentes ou previstos para o futuro, pois é possível construir decisões mais precisas, este processo ocorre da construção de um modelo decorrente da união entre teoria e prática através da observação, experimentação de determinado tema da pesquisa.

A metodologia científica engloba todas as áreas e conforme Severino (2000, p.18) é:

[...] um instrumental extremamente útil e seguro para a gestação de uma postura amadurecida frente aos problemas científicos, políticos e filosóficos que nossa educação enfrenta. [...] São instrumentos operacionais, sejam eles técnicos ou lógicos, mediante os quais os estudantes podem conseguir maior aprofundamento na ciência, nas artes ou na filosofia, o que, afinal, é o objetivo intrínseco do ensino e da aprendizagem [...]

Seja no campo da educação da economia ou da ciência propriamente dita à metodologia científica irá desenvolver no pesquisador uma capacidade de uma postura mais crítica, mais embasada e fundamentada em pesquisas anteriores e com maior nível de abstração. O que evolui e muito contribui para o desenvolvimento de toda a sociedade, pois esta não é fundamentada no senso comum, mais sim em ciência comprovada.

O método científico tem várias etapas sendo que a primeira delas é a delimitação essa é a etapa do método cientifico que irá limitar o que se pretende pesquisar no trabalho científico para que o estudo não seja amplo de forma a perder-se na temática escolhida. Para Andrade (1999 p. 124) delimitar é “[...] as circunstâncias, principalmente de tempo e de espaço, pela indicação do quadro histórico-geográfico em cujos limites se localiza o assunto”. Assim esta mostrará algo bem mais específico explorado com profundidade e não do tema geral de forma a perder-se a qualidade do texto científico no resultado da pesquisa.

Quanto mais bem delimitado o assunto, maiores serão as chances do sucesso da pesquisa, pois o pesquisador deve estar convicto do seu real objetivo.

A pesquisa científica pode e deve estar inserida no contexto escolar, pois este tipo de texto irá auxiliar no desenvolvimento crítico do aluno em todos os sentidos e em desenvolvimento da sociedade na qual este está inserido, não se atendo somente ao modelo capitalista na sua formação, mais amadurecendo seu pensamento e raciocínio acerca da formação cidadã e trabalhando na construção de seus valores sociais, culturais, morais e éticos.

Desta forma no contexto escolar cabe aos gestores enxergarem este raciocínio a que se propõe o texto científico no ambiente escolar, de acordo com Croti; Ikeshoji; Ruiz (2014, p.908):

Entender estas contradições sociais é essencial, pois desta maneira o gestor tem condições para fazer da escola um contexto onde não se reproduza os reflexos das estruturas da sociedade capitalista, mas que se reflitam estas interferências conscientes, contribuindo para uma ação pedagógica mais abrangente e consequentemente para uma formação emancipadora.

Os alunos no contexto escolar devem ser levados à pesquisa e a produção de textos científicos que podem englobar conforme já exposto todas as áreas do saber de modo que estes recebem assim uma proposta de formação mais educacional completa e não somente unilateral mais omnilateral obtendo assim uma formação que irá transformar a sociedade a seu redor.

No que tange a respeito da construção desse tipo de texto é importante que o aluno esteja atento para a linguagem exigida, ou seja, a linguagem científica, tal texto deve ser redigido na linguagem da norma culta padrão como exigido pelas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABTN) uma linguagem destinada a se referir ao contexto geral sem vícios, gírias ou regionalismos de modo a distorcer a análise dos textos científicos.

Para Barbosa; Seabra e Silva (2017) entende-se por norma culta um conjuntos de padrões linguísticos que demandam pelo uso correto da língua portuguesa em conformidade com a camada mais escolarizada da população. Desta forma é possível perceber que a linguagem padrão se baseia em uma língua formal da camada da sociedade mais qualificada.

Sendo assim é possível no contexto escolar que a norma culta possa adentrar o universo dos alunos. Na forma de trabalhos escolares como em competições de redação, varais e sarais de leitura, de bons autores como Machado de Assis, José de Alencar, Clarice Lispector dentre outros autores de renome da literatura brasileira de forma a enriquecer o vocabulário dos discentes e ainda proporcionar bons momentos de descontração e aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (128.9 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com