TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aparelho Psiquico

Por:   •  8/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade do Estado do Pará

Centro de Ciências Sociais da Educação

Licenciatura Plena em Pedagogia

Disciplina Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem

Mayara Gonçalves e Letícia Pantoja

Análise da música (Olho de peixe) Lenine

                         

                                Belém, 06 de novembro de 2018

“ O homem na redoma de vidro ” nos da a ideia de defesa consciente do Eu diante da realidade ( Recalque ), apesar de o Eu ser um lugar da ilusão e da mentira, ainda assim, não podemos perder de vista que é com o esse eu que pensamos, raciocinamos, refletimos, tomamos decisões, construímos e fazemos escolhas éticas. Sem falar no poder que temos, consciente e determinado, de superar nossas próprias dificuldades. Além disso a redoma de vidro pode ser quebrada, é o que acontece com o reprimido em forma de sonhos por exemplo, que é uma manifestação do inconsciente.

“ a mente é como um baú e o homem decide o que nele guardar “ baú serve para guardamos aquilo que queremos preservar, ou aquilo que não queremos que alguém veja, então utilizando a metáfora de que a mente é como um baú, podemos utilizar as lembranças consciente como referência aquilo que o homem guarda, lembranças essas que ficam preservadas, as quais fazem parte da ficção que fazem sobre si mesmo, e o homem decide qual lembrança guardar.

“ Eternizando a miragem “ miragem pode fazer alusão a idealização, pois o homem em si idealiza tudo o que ver, tudo o que passa a “ conhecer “.

“ O capuz negro que cega o falcão selvagem ”, podemos relacionar o capuz tanto à censura, quanto ao luto e anonimato. A censura, o luto e anonimato têm algo em comum: algo que se perde.

Em todos nós há um falcão selvagem, que se usado de maneira errada vai contra aquilo que é certo perante uma sociedade. Sendo assim, o capuz negro pode fazer alusão a um mecanismo de defesa, totalmente inconsciente, para que não possamos enxergar esse falcão.

“ na cabeça do homem tem um porão, onde moram o instinto e a repressão ” Se pensarmos que em um edifício o Porão é o que vem primeiro, e, de certa forma sustenta o mesmo, partindo disso, de certa forma, o que vem primeiro, são as pulsões ( instintos ) de vida e de morte. Me arrisco em dizer que a repressão não mora no porão, mas os instintos sim, daí se faz necessário que a repressão se condicione a esse porão para que certos instintos sejam bloqueados, e basicamente a repressão dos instintos ( pulsões ) para que a civilização seja possível (Freud, Norbert Elias etc.).

“ O que é que tem no sótão? “ sótão pode ser uma metáfora para representar o instinto (pulsão) não reprimido, mas sublimado, um dos destinos possíveis das pulsões. Ou seja, a capacidade humana de não se render às pulsões (tanto as sexuais, de vida, quanto às de morte), que torna possível, ainda que tenha que se valer delas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (140.9 Kb)   docx (39 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com