TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação do Lúdico

Por:   •  5/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.403 Palavras (6 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA

Núcleo Guararapes

Graduação em Pedagogia

Fabiana Tereza da Silva Leão

Gina Alves da Silva

Maria dos Prazeres Alves dos Santos

Aplicação do Lúdico no ensino

Aprendizagem da matemática

No ensino fundamental I

Recife

2016

Fabiana Tereza da Silva Leão

Gina Alves da Silva

Maria dos Prazeres Alves Santos

Aplicação do Lúdico no ensino aprendizagem da matemática no ensino fundamental I

Projeto Apresentado como parte dos requisitos para a conclusão da disciplina seminário Temático III, sob orientação do professor DR. Phelipe Oller.


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.......................................................................        3

  1. JUSTIFICATIVA.....................................................................        4

  1. PROBLEMA...........................................................................        5
  1. HIPÓTESE..............................................................................        6
  1. OBJETIVOS............................................................................        7
  1. Geral                
  2. Específicos        
  1. METODOLOGIA.....................................................................        8
  1. Tipo de Pesquisa        
  2. Local
  3. Sujeitos
  4. Instrumentos de Coleta
  5. Procedimento de coleta de análise
  1. CRONOGRAMA....................................................................        9
  1. REFERÊNCIAS.....................................................................        10

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho de pesquisa é de cunho bibliográfico e de pesquisa de campo, onde o mesmo relata de como o lúdico poderá contribuir de modo prazeroso o entendimento do ensino da matemática no ensino fundamental I.

O ensino da matemática por muitas vezes é sempre realizado no contexto tradicional e de forma vinculada a simples memorização de regras e formuladas, fazendo com que o aprendizado seja difícil entendimento e desmotivador, tornando-se uma disciplina pouca apreciada pelos alunos.

Segundo Dhome (2003, p.124-125), O desenvolvimento pessoal de autodescoberta, onde cada qual tende a tomar consciência do que saber fazer do que tem dificuldade, como pode potencializar aquilo que faz bem e conviver, ou diminuir com efeitos daquilo que tem menos habilidades [...]

Certamente é sábio a importância da matemática para a vida humana e que em numeras vezes a matemática esteja presente no cotidiano – Onde a mesma está inserida nos currículos escolares.

Por esta razão há uma necessidade de buscar novas formas para que o aluno possa ter uma oportunidade de aprender e compreender a matemática como elemento indispensável em sua vida e vivencia-la de forma prazerosa e significaria.

De acordo com Cunha (2001, p.14), Brincar desenvolve as habilidades da criança de forma natural, pois brincando aprende a socializar-se como outras crianças, desenvolve a motricidade, a mente, a criatividade, sem cobrança ou medo, mas sem prazer.

Para a construção e reconstrução de novos conhecimentos de novos conhecimentos é muito importante que a criança explore as mais diferentes formas de obter informações

Portanto a utilização das atividades Lúdicas como ferramenta e o material concreto no ensino da matemática poderá ter uma grande contribuição para o desenvolvimento cognitivo e sócio cultural, além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporcionando o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e atenção

Piget (1967), deixa bem claro que o jogo em si não pode ser utilizado apenas como divertimento ou brincadeira para poder consumir as energias das crianças. Ele pode beneficiar o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral.

Com isso o lúdico no ensino da matemática poderá conduzir o aluno para a sala de aula preste a aprender se divertindo e não apenas para brincar. O Aluno terá que ver as aulas do ensino da matemática como uma agradável atividade e que não seja vista como uma disciplina difícil e pouco apreciada ou como uma aula de repetição e memorização. O professor / Aluno poderá descobrir que o uso do lúdico servira como suporte para o desenvolvimento do ensino da matemática. E que o uso do mesmo na sociedade deverá contribuir para acrescentar o conhecimento humano mais saberes.


2 JUSTIFICATIVA

        O lúdico é conceituado uma ferramenta muito importante nas práticas escolares, como um aliado para o ensino aprendizagem na matemática. A situação onde é colocada o aluno diante do lúdico é apontado como uma estratégia para a aproximá-lo aos conteúdos vinculados as escolas, apesar do lúdico ser vivenciado no seu cotidiano.

        O ensino aprendizagem da matemática é vista como uma vilã para a classe estudantil, por ser sempre transmitido de forma tradicional, tornando-se difícil o seu entendimento.

        Diante disso, há uma necessidade do professor de pensar em incluir nas suas atividades pedagógicas o lúdico no seu planejamento escolar de forma dinâmica e agradável para poder auxiliar no ensino fundamental I. O uso desta ferramenta poderá facilitar a compreensão do aluno sobre o assunto e o domínio sobre o mesmo e ambos situam-se motivando e interessados cada vez mais pela construção do saber.


3 PROBLEMA

        Como o lúdico pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem no ensino fundamental I? Uma vez que o ensino da matemática é realizada “sempre de forma tradicional, tornando difícil o seu entendimento e aprendizado”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (145.5 Kb)   docx (42.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com