TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendendo a lidar com a diversidade

Por:   •  26/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1

 INTRODUÇÃO        4

2 JUSTIFICATIVA        5

3 OBJETIVOS        6

4 DESENVOLVIMENTO        8

5 CRONOGRAMA        9

6 CONCLUSÃO        10

7 REFERÊNCIAS        11


1 INTRODUÇÃO

        No mundo todo, principalmente no Brasil a mistura de etnias é muito grande. Todas elas possuem suas culturas e tradições.

A criança passa a conhecer essa realidade quando chega à escola e começa conviver em sociedade.

O choque das várias culturas existentes começa a fazer com que à criança questione os acontecimentos a sua volta. Momento que precisamos estar á postos para que não haja pré-conceito no ambiente escolar, e com tal iniciativa nem mesmo fora dela.


2 justificativa

O pré-conceito no Brasil ainda é muito constante, e é por esse motivo que nós como educadores temos a obrigação de mostrar a esses nossos alunos que independente da nossa cor, raça ou religião somos todos iguais e temos os mesmos direitos, e com tudo isso, esperamos que consigamos ajudar a esses alunos a mudar seus conceitos sobre a discriminação racial dentro e fora do espaço escolar.

3 OBJETIVOS

        O objetivo desse trabalho é a conscientização dos alunos contra a discriminação racial, a discriminação é crime, devemos ensinar que, respeitar o próximo acima de tudo independente dele ser negro ou não, levantar a bandeira branca, o negro hoje vem conquistando seu espaço aos poucos tanto no trabalho como nas universidades etc. Por isso sim, devemos trabalhar com nossos alunos de forma igual sem diferenças, com rodas de conversas, filmes sobre o assunto tratado, com isso vamos conseguir sanar varias duvidas, se nós começarmos a fazer isso muita coisa pode mudar.

               

4 DESENVOLVIMENTOS

                   A questão racial está presente na sociedade de modo marcante, desde pelo menos o século xv e não são recentes suas influencias nas relações e interações entre os diferentes sujeitos que delas fazem parte. Dentro da escola devemos fazer com que todas as crianças se sintam iguais, para isso é preciso que tenhamos colaboração da família, professores e coordenação escolar.

O espaço escolar diferentemente do que se pensa não é um lugar neutro e isento de pré-conceito e discriminação.

A própria instancia governamentais se preocupam atualmente em trabalhar no interior dos currículos, temas voltados para a superação da discriminação e da exclusão social étnico-racial, deve-se considerar que estas mesmas instâncias reconhecem a existência da discriminação. Portanto, a resposta para a problemática das relações raciais no espaço escolar, poderia ser buscada, especialmente no interior das escolas, porém poucos foram os estudos que se propuseram a observar as interações e relações entre professor-aluno e aluno-aluno, no interior da escola. Mesmo a  relação alunos-agentes educativos (diretores, coordenadores, inspetores de aluno, equipe operacional) que muitas vezes é marcada por autoritarismo e visões estereotipadas, que poderiam ser exemplificada nas falas.

Os conflitos, as lutas e a desigualdade social atuam como determinante tanto das características que vão assumindo a sociedade como na construção da diversidade cultural. Assim os conceitos de diversidade, multiculturalismo e diferenças devem estar articulados com o conceito de desigualdade social, rompendo com o silêncio e a indiferença ás diversidades presente no espaço escolar eficaz mecanismo de produção do fracasso escolar.

No ambiente escolar a discriminação e o pré-conceito possuem várias máscaras. Por isso o trabalho do pedagogo deve ser maior que apagar incêndio deve ser um trabalho institucional para que nossos alunos aprendam respeitar princípios e que eles são preciosos, fazendo com que os alunos pesquisem, eles podem aprender muito, avaliando a pirâmide social compreendemos que um depende do outro para sobreviver seja qual for sua raça ou condição social.

Aprendemos a lidar com a diversidade lentamente, para isso precisamos elaborar projetos políticos pedagógicos melhores. As propostas curriculares devem beneficiar a todos, assim começa a primeira forma de acabar com o pré-conceito e discriminação, alguns planos podem ser adotados para ajudar a conscientizar esses alunos, e alguns deles são:

_ Elaborar materiais lúdicos (jogos, brinquedos, audiovisuais) para trabalhar relações étnicos-racias na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental l.

_ Rodas de conversas entre alunos e professores, com o objetivo de tirar as duvidas dessas crianças sobre o assunto.

_ Distribuir panfletos e cartazes dentro da escola falando sobre a discriminação, deixando claro aos alunos sempre que, somos todos iguais perante a lei de Deus e dos homens não a diferença entre nós.

_ Passar filme aos alunos sobre a discriminação racial como, por exemplo: O filme “o triunfo” ele trata sobre a hostilização contra alunos pobres e negros, e das ações de um professor para mudar isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (118 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com