TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem

Por:   •  18/9/2015  •  Resenha  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

A construção do conhecimento através da Pesquisa Científica relacionada à Leitura e o método da compreensão da realidade.

PRIMEIRO TEXTO

O ser humano é um aprendiz, desde seus primeiros contatos com a sua realidade ele aprende. A criança na escola, já possui um aprendizado quando lá chega e através de suas relações com os demais sujeitos na sua vida segue aprendendo. No entanto, ao refletirmos como o ato de estudar permite-nos que venhamos a adquirir um estágio mais complexo da aprendizagem que vai além da decoreba e da simples memorização, este estágio refere-se à leitura de mundo. Ou seja, faz com que possamos relacionar o conhecimento adquirido pelo estudo ao que acontece a nossa volta. Infelizmente, muitos alunos já no ensino superior ainda demonstram que não sabem estudar, preocupam-se em “passar”, mas não relacionam o conteúdo recebido com aprendizado necessário para o exercício da sua profissão e para seu viver diário. Ou seja, o ato de estudar deve ser uma preocupação do discente, pois analisar tudo que está sendo lhe transmitido com um olhar crítico, questionador, voltado à descoberta e estimulando a sua própria curiosidade fará com que sua aprendizagem seja empolgante, transformada em um ato transformador e reflexivo. Assim fazendo, este agirá como um sujeito ativo na apropriação do conhecimento que busca ir além dos seus limites.

A leitura neste contexto, tem um papel fundamental que trata de relacionar o que se extrai do texto e criar conexões a partir das vivências que o aluno possui e desta perspectiva envolver-se com o que está lendo, ao invés de “alienar-se” ao mesmo. O sujeito deve estabelecer diálogo entre o que se está lendo frente a sua realidade, ao mesmo tempo em que percebe  subjetivamente o conteúdo do texto em leitura, ou seja, este deve conceber que há aspectos sociais, históricos e ideológicos que estão envolvidos na elaboração do texto e faz com que este possa entender mais profundamente a realidade do autor e compreender o que ele pretendeu dizer com as suas palavras. Sendo assim, é preciso que o aluno deve agir de forma crítica diante da leitura e entender que o conhecimento não é algo pronto, formatado e acabado, ao invés disto deve distinguir que sempre pode se abrir para novas possibilidades, dar novos significados e criar novos caminhos. É deste modo que o mundo evolui! O discente não pode ser um simples depósito, ou seja, um receptor de saberes, este aluno deve envolver-se em uma leitura de qualidade e relacionar o que é obtido com seus próprios saberes e disponibilizar tempo e um método adequado para extrair ao máximo todo o conhecimento que é possível a partir daquele momento de leitura e descoberta.

SEGUNDO TEXTO

O mundo de hoje está permeado de informações, a cada momento são inúmeras notícias e dados que são transmitidos. No entanto, o quanto de valor cada informação possui e quanto de conhecimento ela pode nos acarretar faz que venhamos a ser mais criteriosos quanto as informações que nos rodeiam e selecionar aquelas que nos permitem sermos mais profundos em nossos conhecimentos. É preciso estabelecer uma relação entre o sujeito e o objeto para que exista o ato de conhecer. Através dos filósofos da Antiguidade há diversos pontos de vista quanto a esta relação, sobretudo convém compreender que seja qual ponto de vista venhamos a recorrer é preciso ter uma postura crítica frente ao conhecimento e envolver-se de modo a extrair algum conhecimento daquela experiência, não simplesmente, passar por aquele momento de forma passiva e despretensiosa. Para elucidar a sua realidade o sujeito precisa, voluntariamente, ir em busca do conhecimento, iluminando o que era escuro, aprendendo a refletir, aplicando a relação aprendida na sua realidade empiricamente e dialeticamente, investigando e sondando novos caminhos. Quando pensa-se no método esta investigação, este é caminho que se trilhará na busca pelas respostas. O método indica o que fazer na investigação, disciplinando todo o processo da mesma. O método em si, precisa ser produtivo desenvolvendo inteligência e talento. O raciocínio precisa ser ordenado e coerente, relacionado de modo lógico. Para tanto, o conhecimento científico seja ele dedutivo ou indutivo precisa ter seus argumentos bem fundamentados e através destas afirmações é que se pode aplicar e experimentar algo novo e abrir-se a novas descobertas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (32 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com