TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem

Por:   •  18/9/2015  •  Artigo  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

A construção do conhecimento através do ato de estudar se dá de modo gradativo à medida em que o aluno aprendiz de abre para conhecer novas realidades e busca relacionar o conhecimento à realidade que o cerca. Paulo Freire já disse que a leitura de mundo antecede a leitura da palavra, pois bem, a partir disso pode-se observar que ler o mundo é fundamental para o estudante que deseja de fato aplicar as competências através do estudo.

Estudar envolve conhecer mais aprofundadamente do tema em questão, é preciso dedicar-se ao aprendizado efetuar anotações, observações, resumir, resenhar, enfim, dar um melhor aproveitamento ao estudo. Ao invés disso, muitos estudantes apenas praticam o ato da decoreba, onde apenas memorizam datas, nomes, e logo esquecem-se do que leram, entretanto o aprendizado, ao buscar ter um significado maior, demonstra que o aluno buscou aplicar e relacionar aquela informação ao seu mundo, isso sim abre a mente para o conhecimento. De mesma forma, é preciso que o aluno assuma uma postura crítica diante daquilo que está lendo, deve ter também um posicionamento reflexivo, entendendo que nada é absoluto, que não está acabado e assim deve-se abrir a mente para novas realidades e fins.

Cada texto, tem intrínseco em si novos fatos e conhecimentos que dantes não tínhamos, assim sendo, sempre deve-se observar os elementos secundários do texto, ou seja, as vivências, as experiências do autor, o contexto, as informações pelo autor fornecidas. Sendo que para que o aluno tenha um estudo produtivo, deve ler o texto quantas vezes forem preciso a fim de compreender o que está sendo transmitido e não somente ser um receptor de uma mensagem, mas ao significar o estudo o aluno torna-se em um sujeito ativo e consciente, capaz de recriar a sua realidade.

O conhecimento é algo que não vem pronto, fechado e resolvido, ao contrário, é algo que precisamos vir com a mente aberta para descobrir, desvelar... antes de mais nada, é preciso também compreender que cada ser humano é dotado de saberes e competências que devem ser desenvolvidas e compartilhadas. Há, no entanto, uma confusão sobre conhecimento e informação, hoje vivemos na era conhecida como Era da Informação, recebemos informações a todo instante, são tantas que não nos aprofundamos muito em nenhuma delas e de tantas que são nem ao menos sabemos o que fazer com elas. O conhecimento empreende envolvimento do sujeito conhecedor e do objeto conhecido, ou seja, “o ato de conhecer envolve o dualismo” entre sujeito e objeto, propondo uma relação mais profunda, empírica e dialética. O processo de produção do conhecimento é um caminho amplo, desafiador, repleto de recursos metodológicos e processos de investigação. Ao propor elucidar a realidade que nos cerca, na verdade está à nossa frente uma proposta de desvendar conceitos que não nasceram prontos, estimulando a nossa inteligência e desafiando-nos a uma postura crítica. Para tanto, o aluno precisa ser voluntário neste processo, pois a busca pelo conhecimento permite-nos conhecer novos sentidos e significados das coisas. A busca do conhecimento, seja pelo método que melhor se aplica a cada sujeito, propõe que o homem é um ser único capaz, diante de todas as demais criaturas que pode produzir novos saberes, novos olhares a partir da descoberta quanto abre-se a novas possibilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (27.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com