TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem da criança

Por:   •  7/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A proposta deste trabalho é apresentar reflexões sobre a importância da afetividade e dos vínculos afetivos na aprendizagem de crianças, especialmente as da Educação Infantil, Fizemos algumas entrevistas com professoras que expressam suas opiniões sobre a importância da afetividade na educação infantil, Esta pesquisa trata da importância da afetividade para os educandos da Educação Infantil, por entender que o indivíduo que é tratado com afeto pode transformar-se em um ser humano capaz de enfrentar os problemas da vida e tem maior possibilidade de tornar-se uma pessoa mais solidária, mais centrada. Na linguagem geral, afeto relaciona-se com sentimentos, Conclui-se que o afeto do professor em sala de aula, principalmente na Educação Infantil, faz com que a aprendizagem seja muito mais significativa e os valores estejam em constante construção. Nos dias atuais, abordar a relação afetiva ou a ausência desta entre o professor e aluno é importante para compreender melhor o processo de desenvolvimento infantil, assim como também o ensino aprendizagem no contexto escolar, pois acredita-se que a criança em seu processo de formação necessita de alguém que a oriente e direcione na construção do saber, onde a afetividade deve ter participação ativa neste processo, pois esta necessita de sentimentos positivos que proporcionem a sua valorização e uma boa relação social. Falar de afeto na Educação Infantil é falar da importância de se atentar para a qualidade de relações no ambiente escolar. de ternura, amor, carinho e simpatia. A afetividade exerce um papel importantíssimo em todas as relações, além de influenciar decisivamente a percepção, o sentimento, a memória, a auto estima, o pensamento, a vontade e as ações, e ser, assim, um componente essencial da harmonia e do equilíbrio da personalidade humana. Segundo a Wikipédia, “a afetividade é a relação de carinho ou cuidado que se tem com alguém íntimo ou querido”. Afeto significa afeição; amizade; amor. A partir deste trabalho pude perceber e constatar porque é importante que se tenha na escola uma educação pautada por afetos e também um educador sério, competente e afetivo. Falando de qualidade na educação infantil, como já vimos à questão da afetividade passa a fazer parte da rotina e cotidiano educacional. Estudos realizados deixam claro que a afetividade está ligada intimamente ao aprendizado infantil, sendo que as emoções e os sentimentos foram muito estudados por importantes teóricos. Fala a Professora Dilza que a afetividade passa segurança para a Criança e desejo de estar na escola acredito que isso é muito importante para aprendizagem do aluno porque se ele gosta de estar na escola sem duvidas ele terá um ótimo desenvolvimento tanto com os colegas de classe quanto as atividade propostas, depois de vermos tanto sobre a afetividade vemos que não ha nada mais importante do que o AMOR.

DESENVOLVIMENTO

Entrevista 1

Professora: Dilza Guedes

1- Para você professor qual a importância da afetividade na aprendizagem do aluno?

R: Só estimulamos e ensinamos o nosso aluno através do afeto e carinho. A interação afetiva auxilia na compreensão e na modificação das pessoas.

2- É importante a afetividade na aprendizagem entre professor e aluno? Por quê?

R: É importante que o professor contagie seu aluno com alegria, para que sendo feliz na escola ele tenha vontade de aprender.

3- Qual é o papel do professor para desenvolver o afetivo emocional do aluno?

R: A afetividade deve permear

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com