TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança, Direitos Humanos e Introdução à Educação Virtual

Por:   •  17/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

        

Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança, Direitos Humanos e Introdução à Educação Virtual

         

                

Tema do Projeto de Ação:

“SEMEAR A DIFERENÇA É SINONIMO DE RESPEITO. INCLUSÃO SEM PRECONCEITO.”

Tutora EAD – Priscila Lourenço

SANTO ANDRÉ/ SP

 2015

Introdução

Uma educação de qualidade para todos sem nenhum tipo de discriminação, é o que todas as escolas e também nossa sociedade deseja.

Questões relacionadas à inclusão de crianças com necessidades especiais educacionais na escola regular que tem por finalidade orientar e mostrar aos alunos a questão e também um novo olhar para as “diferenças” que começam já na sala de aula resgatando assim a cidadania e a inclusão da diversidade.


Justificativa da Importância

                

O aumento do numero de crianças e o aumento de estudantes com algum tipo de necessidade especial cresce a cada ano na rede regular de ensino. E deixa claro que a criança com necessidade educacional especial deve receber atendimento especializado complementar dentro da escola.

Varias experiências foram constatados serem bem sucedidas, e a conscientização crescente ganhou reforços com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

A inclusão não atende apenas as crianças com diferenças, mas também as excluídas ou discriminadas. As crianças negras, ou gordinhas, ou mesmo aquelas que não têm habilidades nas aulas de Educação Física. Todos esses alunos se enquadram na inclusão social, pois dentro de sala de aula é que a diversidade tem que ser trabalhada.

O atendimento educacional especializado é apenas um complemento da escolarização, e não substituto. Os alunos são encaminhados à escola regular não para que eles permaneçam lá, simplesmente, mas para que possam aprender. Quando a escola recebe um aluno que apresente uma deficiência, a equipe escolar deve acolher esse aluno, se necessário junto com a coordenação avaliar o melhor método para que o aluno aprenda e junto com toda sala possa se socializar quebrando vários preconceitos e vencendo muitas barreiras.

Objetivos do Projeto

É muito importante que a escola, (a coordenação, os professores) tenha o máximo de informações possíveis sobre a inclusão. Que tipos de sensibilidade (táteis, dolorosas) o aluno apresenta; como é a progressão/regressão/estabilidade de seu quadro; quais recursos que realmente os ajudam a aprender. Quanto mais informação, melhor. O professor deve estar atento a tudo e auxiliar a sala toda a atender e discutir a diversidade a todos.

O aluno com deficiência, exceto por auxílios específicos de que ele realmente precise, não deve ser tratado de forma distinta. A classe acaba interagindo o colega com naturalidade e o ajudando sempre que necessário.

É muito importante ensinar que devemos ajudar quando nosso colega precisa de auxílio, tendo ele deficiência ou não.

O cultivo da cooperação traz ao grupo valores que precisam ser resgatados em nossa sociedade.

Desenvolvimento

Etapa 1- Coleta de desenhos e relato das crianças com o tema “Meu amigo diferente é especial”.

Aluna: Jessica Arrais – 9 anos – 4 ° ano A

Aluna: Bianca – 9 anos – Possui deficiência Física

[pic 2]

Pergunta: Porque sua amiga diferente é especial?

Resposta: Ela não é diferente, consegue fazer tudo o que eu faço.

Pergunta: Como começou sua amizade?

Resposta: Ela entrou na mesma sala que eu e a cadeira de rodas dela ficava ao lado da minha mesa e aí gostava muito de fazer as lições junto com ela. Todas as meninas e meninos de nossa sala gostam muito de Bianca porque ela é uma menina muito legal e divertida.

Aluna: Emily Fontes – 8 anos – 3° ano B

Aluna: Carolina Dias – Possui deficiência cerebral

[pic 3]

Pergunta: Porque sua amiga diferente é especial?

Resposta: Carol é a minha melhor amiga e gostamos muito de fazer tudo juntas. Ajudo-a nas lições e quando precisa de alguma coisa ela me pede e eu faço.

Como começou sua amizade?

Quando a Carol entrou na escola, ela não falava com ninguém porque tinha vergonha de todo mundo, mas depois ela começou a ficar amiga de todos.

Aluno: Nicole Silva – 10 anos – 5° ano B

Aluno: Bruno Andreotti – Deficiência Física

[pic 4]

Pergunta: Porque seu amigo diferente é especial?

Resposta: Ele é diferente porque ele tem um braço só, mas consegue fazer quase tudo sozinho e quando tem alguma dificuldade todos nós ajudamos. Não o vejo diferente, apenas um amigo muito especial, pois gostamos muito de cantar e ele adora meus desenhos.

Etapa 2- Entrevista com um educador sobre dificuldades enfrentadas no exercício da função com alunos portadores de deficiências físicas ou mentais 

Entrevista concedida em 13/05/2015

Professora Mônica de Azevedo

Idade: 54 anos

Tempo de docência: 26 anos

Formação: Superior em Pedagogia e Graduação Psicopedagogia

Pergunta: Como você reagiu ao ter o desafio de trabalhar com uma criança especial?

Resposta: No inicio fiquei com muito receio, achava que não ia dar conta. Mas encarei. Superei a cada dia junto com a escola todos os obstáculos que tivemos. A escola também teve que se adaptar, mas hoje com toda certeza, só tenho a agradecer porque é imensamente gratificante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (494.2 Kb)   docx (855.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com