TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo: Brincar é coisa séria

Por:   •  17/11/2016  •  Artigo  •  2.399 Palavras (10 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 10

BRINCAR É COISA SÉRIA

"Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo. Se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem." (Carlos Drummond de Andrade)

RESUMO

O tema “brincar é coisa séria” foi escolhido porque desenvolve um papel essencial  no desenvolvimento da aprendizagem, principalmente nos seus primeiros anos de vida. É o momento no qual ela poderá expressar, de modo simbólico, suas fantasias, seus desejos, medos, sentimentos e os conhecimentos que vai construindo a partir das experiências que vive. Brincando a criança se aproxima do conhecimento científico, quando a criança assimila o mundo a sua maneira, sem compromisso com a realidade.

O professor exerce um papel fundamental no incentivo à brincadeira, principalmente na brincadeira dirigida, pois é nos primeiros anos da vida escolar que a criança se desenvolve melhor brincando. O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança e levando em consideração também que em muitos casos os pais não tem tempo ou não tem conhecimento da importância da brincadeira para a criança, pois a brincadeira em grupo favorece princípios como cooperação, liderança e competição

Palavras-chave: desenvolvimento da aprendizagem, brincadeira dirigida, brincadeira em grupo.

INTRODUÇÃO

Com o passar dos anos a visão que os professores têm em relação ao uso das brincadeiras em sala de aula foi tomando outra direção. Hoje acredita-se que elas são instrumentos importantes ao que envolve o aprendizado infantil.  Crianças se divertem aprendendo, o lúdico proporciona o aprender brincando e a escola se torna um ambiente ainda mais prazeroso.

Muitas questões envolvendo o brincar na educação infantil foram desmistificadas. No entanto alguns professores não reconhecem em suas práticas pedagógicas a importância do brincar na Educação Infantil e não adotam práticas lúdicas de maneira eficiente. Qual é o papel da atividade lúdica no processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento infantil?

 Afinal, sala de aula pode ser um lugar de brincar? E se for, qual é o papel do professor? Como podemos promover o desenvolvimento pleno na educação infantil através do brincar? Como planejar essas atividades? Questões como estas iremos trabalhar logo a seguir e de alguma forma queremos que este artigo promova a reflexão sobre o uso do aspecto lúdico na Educação Infantil e suas possibilidades como recurso pedagógico.

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO BRINCAR

É correto afirmar que o desenvolvimento e aprendizagem estão ligados com o ato de brincar. Quando a criança brinca ela desenvolve suas potencialidades, como também trabalha suas limitações, com as habilidades afetivas, cognitivas, físicas e sociais.

O brincar é uma forma da criança se expressar com o mundo e com o meio. A brincadeira é considerada atividade universal que assume diversas características, tais como estreitar a relação dela com o meio social, pois na escola ela passa a ter o primeiro contato com o mundo fora da sua casa. Fazer com que a criança tenha contato com objetos que desenvolvam suas habilidades, tanto intrapessoal, interpessoal, espacial, musical, linguística, entre outras.

  Brincar ajuda no desenvolvimento da criança. Para PIAGET (1971), quando brinca a criança assimila o mundo à sua maneira, sem compromisso com a realidade, pois sua interação com objetivo não depende da natureza do objeto mas da função que a criança lhe atribui.

Pode-se dizer que há dois tipos de brincar, o brincar livre e o dirigido.  O brincar livre, conceitua-se pelo lúdico informal, na escola as crianças brincam no intervalo, na educação física, assistindo tv na aula, em  passeios,  enfim, brincadeiras que, apesar de serem de iniciativa da criança, sem pretensões educativas, assumem características de aprendizagens consideráveis para ela, que se utilizando de conhecimentos pré-adquiridos, possibilitam a apreensão de novos, para apropriar-se de seu entorno, desenvolvendo sua cultura lúdica

O brincar dirigido refere-se principalmente ao processo e o livre inclui processo e o modo, dentro desse tipo de brincar que o professor deve procurar aprendizagem real. Ou seja, no que diz respeito ao brincar dirigido, ele é entendido à luz de algumas teorias sobre a aprendizagem, onde a atividade lúdica é direcionada para fins de aprendizagem e a criança vive experiências em níveis diferentes de complexidade e envolve assim através do brincar, suas capacidades cognitivas.

O  brincar dirigido como um procedimento que pode compor o processo pedagógico e para dar mais sentido a brincadeira o professor propõe, as escolas propõem atividades que exercitem sua imaginação, criatividade, equilíbrio, agilidade de movimentos e raciocínio.
é preciso que as crianças tenham espaço, companhia e material para brincar.

IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO E AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO.

A ludicidade ajuda no aprimoramento da educação, tanto pode ser crítica como criativa, de acordo com a demanda e a realidade da sala de aula.

 Serve como instrumento para o educador interagir brincando com o aluno.

Brincar é essencial para o desenvolvimento do corpo e da mente, porque a brincadeira é o meio de favorecer uma educação completa, onde a criança aprende e ao mesmo tempo lhe traz o prazer.

O lúdico tem por finalidade motivar e garantir uma boa aprendizagem e com isso uma boa imaginação e autoconfiança.

Está comprovado que a criança tem mais facilidade e interesse em aprender enquanto brinca, com isso possibilita que a criatividade aflore. Brincando a criança aprende a viver socialmente, aprende a respeitar regras, cumprir normas, esperar sua vez e interagir de uma forma mais organizada, também aprende a partilhar.

Brincar é tão importante quanto estudar e ajuda a criança a esquecer momentos difíceis que eventualmente esteja passando, quando brincam conseguem sem muito esforço respostas a várias perguntas.

Toda criança que brinca vive uma infância feliz, além disso se torna um adulto mais equilibrado fisicamente e emocionalmente, com isso conseguirá superar com mais facilidade problemas que possam surgir no seu dia-a-dia.

Segundo Vygotsky, a aprendizagem desenvolve-se a partir das relações sociais, e o pensamento e linguagem são processos interdependentes, desde o início da vida. 

 Para Vygotsky, o sujeito é interativo pois, a partir das relações intra- pessoais e interpessoais e de troca com o seu meio, passa a adquirir o conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (165.1 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com