TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Sobre Educação

Por:   •  29/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha sobre o artigo “Atitude e desempenho em relação à estatística em professores de ensino fundamental no Peru: primeiros resultados”

Beatriz Vieira

É notória a importância do uso de bases estatísticas na sociedade atual, veem seus reflexos em vários tipos de atribuições, em várias incorporações ou instituições, a estatística ocupa lugar importante também em Instituições de Ensino devido à necessidade atual, ou seja, pela grande quantidade de informações e dados a serem processados, e dessa forma novas técnicas de análises devem existir a fim de que fundamentem a tomada de decisões baseada na inferência de dados amostrais.

Quando existe interesse em analisar o grau de associação entre dois conjuntos de scores referentes a um gruo de indivíduos, utiliza-se a correlação. Mas, o coeficiente de correlação, por si só, representa apenas o grau de associatividade entre as variáveis em estudo. Por isso, são necessárias as provas de significância sobre o coeficiente calculado.

Atualmente, a estatística está presente em diversas áreas do conhecimento devido à necessidade de profissionais em tomar decisões rápidas e eficientes com base em análise e interpretação das informações, face às exigências de uma sociedade em crescente mudança, o conhecimento de estatística, em todos os níveis de ensino, é cada vez mais necessário para que se possa compreender, interpretar e analisar situações diferentes e complexas que ocorrem no contexto físico, social e cultural.

É apresentado no artigo a relação dos professores peruanos diante do ensino de Matemática mais precisamente sobre Estatística, os resultados indicam que as atitudes são diferentes considerando uma medida global, adicionalmente encontra-se algumas diferenças em determinadas atitudes que sugerem a necessidade de rever o papel da Estatística na formação dos professores citados em questão. Sobre o ensino-aprendizagem de Estatística, compete aos educadores avaliar, no aluno, os seus sentimentos e ideias a respeito dos conceitos estatísticos, com vistas a facilitar a sua capacidade de resolução de problemas e as suas atitudes e crenças, pois pode afetar no desenvolvimento das habilidades de pensamento estatístico no seu cotidiano.

O artigo cita uma revisão das principais escalas de atitudes disponíveis para medir as possíveis alterações encontradas frente à Estatística, portanto as investigações feitas se fundamentam à construção de um instrumento de medida, analises da influência de diversas variáveis tais como o gênero o desempenho. A escala de atitudes de Estatística de Estrada et al (2003) foi construída na Espanha  a partir da combinação de outras três, que é Escala SAS (Roberts y Bilderback, 1980), a Escala ATS (Wise, 1985) e por último a escala de Auzmendi (1992), e dessa forma  com as três escalas citadas, que se concretizou a primeira escolha dos itens a serem usados.

Vale ressaltar que o uso das escalas contribui de forma favorável, e compre seu papel positivamente de forma a delinear as amostras e os dados encontrados sobre o assunto abordado no artigo. O instrumento permitiu investigar a predisposição do professor em ensinar Estatística, e o que se reveste de grande importância para com os alunos que, por sua vez, será influenciado nesta mesma temática, espera-se relacionar os resultados da aplicação desta escala com os possíveis resultados de desempenho dos alunos em Estatística. O desempenho e as atitudes mostram correlação significativa. Tal resultado indica que o desenvolvimento da disciplina contribuiu a existência de relação entre o desempenho e as atitudes em relação à Estatística, difundida pelos critérios utilizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (97.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com