TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo da pos graduação Gesta e educação Inclusiva

Por:   •  6/3/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.728 Palavras (11 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 11

Empresa: Serviços Educacionais Lilian Zieger e Equipe LTDA - ME[pic 1]

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 308/124, Centro/POA/RS

 CEP: 90020-020

CNPJ: 16906861/0001-73

Telefone: (51) 3286 6898

Site: www.igesrs.com.br[pic 2]

LUANA MARQUES DE OLIVEIRA

GESTÃO EDUCACIONAL E INCLUSÃO ESCOLAR

PORTO ALEGRE

                      2017

[pic 3]         [pic 4]             [pic 5]             

                 

LUANA MARQUES DE OLIVEIRA

GESTÃO EDUCACIONAL E INCLUSÃO ESCOLAR

Artigo apresentado ao curso de Pós-Graduação em Gestão Educacional do Instituto Gaúcho de Educação Superior (IGES), sob a Orientação da Professora Lilian Zieger.

PORTO ALEGRE

     2017

Sumário

Resumo        2

Introdução        3

O que é inclusão e qual a sua importância no ambiente escolar        4

A escola à frente da inclusão escolar        5

A atuação do gestor educacional e a inclusão escolar        6

Considerações Finais        8

Referencias        9


Resumo

Este artigo tem como objetivo enfatizar a importância da função do gestor educacional, apresentando as reflexões sobre sua pratica e desempenho dos desafios encontrados na inclusão escolar.  Deve-se também identificar técnicas ativas pra compreender a importância desse profissional nas escolas, principalmente frente a educação inclusiva.  Este profissional em sua ação perante a inclusão oportuniza possíveis diálogos e troca de vivencias entre educadores e familiares, desenvolvendo o processo de integração entre escola e sociedade, voltada aos princípios de valorização, afeto e acolhimento desses alunos. A pesquisa está organizada metodologicamente através de levantamentos bibliográficos e documentais.

Palavras-chave: Gestor educacional, inclusão escolar, alunos, valorização.

Abstract

This article aims to emphasize the importance of the function of the educational Manager, showing the reflections on your practice and performance of the challenges found in school inclusion.  You must also identify active techniques to understand the importance of a trader in schools, especially in front of inclusive education.  This professional in your action before an inclusion possible dialogues and exchange of experiences between educators and families, developing the process of integration between school and society, dedicated to the principles of appreciation, affection and reception of these students. The research is methodologically organized through bibliographic and documentary surveys.

 Keywords: educational Manager, school inclusion, students, recovery.


Introdução

A escola é o espaço sócio cultural em que as diferentes identidades se encontram e se produzem, portanto, é um dos lugares mais importantes para se educar com vistas ao respeito às diferenças. Educar para a diversidade não significa apenas reconhecer as diferenças, mas refletir sobre as relações e os direitos de todos. Assim podemos perceber a grande importância das ações e da atuação do gestor para promover a inclusão escolar.

Historicamente as pessoas com deficiência ficavam excluídas dos diferentes contextos e da participação social. Sabe-se que hoje uma nova consciência de valorização, aceitação e respeito às diferenças que mobilizam pessoas, famílias e segmentos sociais e políticos, no sentido de instituir condições para acesso à inclusão e participação.

A pesquisa tem como objetivo observar como o gestor esta desenvolvendo seu papel diante este desafio. Se escola esta preparando seus alunos para conviver com diversidade e oferecer uma educação de qualidade para todos. Quais as perspectivas que estão sendo tomadas para atender a demanda que cresce cada vez mais em nossa sociedade.

Neste cenário atual e imprescindível que o gestor educacional atue como mediador entre escola e a família, no sentido de que esta tenha seus direitos assegurados e que o aluno permaneça o tempo que for necessário na instituição de ensino, para que de fato se concretize uma aprendizagem. Como nos diz Freire (p. 47, 2005): “Saber que ensinar não e transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”.

Na sua atuação enquanto gestor deve ser capaz de compreender o contexto escolar, a fim de projetar ações e trazer soluções futuras participando e desenvolvendo estratégias para assim adquirir resultados coletivos, em prol do melhor atendimento à inclusão. Sua atuação exige desempenho e conhecimento abrangente a respeito da dinâmica escolar, propiciando a troca de experiências entre profissionais da educação e familiares. É fundamental para sua função conhecer o meio no qual age, podendo analisar e avaliar as decisões da escola, munindo-se de informações e conhecimento do processo de ensino aprendizagem.

O que é inclusão e qual a sua importância no ambiente escolar

Vivemos em uma sociedade hoje, mais aceitável e dinamizadora, pessoas com conhecimento e mais respeitadoras dos direitos, procurando passar a aqueles que não compreendem esta diversidade para que se possa conviver com mais inclusão do que exclusão.  Sabemos também que ainda há casos de exclusão não somente na sociedade, mas num todo até mesmo no ambiente escolar, mas infelizmente isto sempre haverá de existir. Porem é importante o acesso às leis e para todos poder lutar sempre por esses direitos.

O direito da criança e do adolescente à educação em condições iguais, que vise o pleno desenvolvimento de sua pessoa para o exercício da cidadania está previsto no artigo cinquenta e três (53) do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990). Sendo que o inciso terceiro (III) do artigo cinquenta e quatro (54) da mesma lei prevê que é dever do Estado proporcionar as crianças e aos jovens a educação inclusiva, vejamos:

Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente: [...]

III. atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino; [...] (BRASIL, 2004)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (250.8 Kb)   docx (65.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com