TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo de opinião

Por:   •  26/4/2016  •  Artigo  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

GUIMARÃES ROSA, João. Fita verde no cabelo, livro Meus primeiros contos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, volume 3, 2001.

O conto Fita verde no cabelo, escrito por João Guimarães Rosa, narra a história de uma menina muito parecida com a chapeuzinho vermelho. A mãe da menina pede que ela vá até a casa de sua avó em uma aldeia, parecida com a que elas moravam, com um pote de doce em calda e uma cesta vazia para colher framboesas ao longo do caminho pelo bosque em que teria que passar.

      Conforme descrito no conto, fita-verde sai linda de sua aldeia em direção ao bosque que levará a casa de sua avó. No caminho pelo bosque, a menina não via lobos, apenas os lenhadores que “lenhavam”. Em certo momento, a menina decidiu optar por um caminho mais distante e assim foi se divertindo vendo avelãs e borboletas.

Chegando a casa de sua avó, a menina a encontra quase sem vida, e percebe que está sem sua fita verde no cabelo.

        Portanto, a personagem, por ter optado o caminho mais longo, perdeu duas coisas muito importantes em sua vida; que era sua avó e a fita verde que tinha no cabelo.  Fita-Verde se vê sem sua fita verde e sem a avó e é obrigada a enfrentar seus medos, angústias, solidão e o sentimento de culpa, por ter chegado tarde demais à casa de sua avó.

        Recomendo a leitura deste conto, pois é uma história parecida com a de chapeuzinho, só que em versão bem diferente, pois nos apresenta a verdade da vida, que é muitas vezes ousar e fugir do que estamos acostumados a seguir, podendo se arrepender ou não.

Referência:

https://nadaquetenhalogica.wordpress.com/2010/04/04/fita-verde-no-cabelo-de-joao-guimaraes-rosa/

Larissa Gabriela Leite.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (86.2 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com