TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo pedagogico

Por:   •  14/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.745 Palavras (7 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Ana Cristina dos Santos Martins                               RA: 4311792202

Cleonice Costa Leme de Almeida                                       RA: 4343822914

Cristina Abrahão                                                           RA: 4997008402

Marcela Torres dos Santos                                         RA: 8513879700

Nélia Souza Sena de Camargo                                    RA: 8525938870

A importância do brincar na educação infantil

SANTO ANDRÉ / SP

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Ana Cristina dos Santos Martins                              RA: 4311792202

Cleonice Costa Leme de Almeida                                     RA: 4343822914

Cristina Abrahão                                                        RA: 4997008402

Marcela Torres dos Santos                                     RA: 8513879700

Nélia Souza Sena de Camargo                                RA: 8525938870

A importância do brincar na educação infantil

 

Atividade  realizada na disciplina de Projeto Integrador I, do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância:Raquel Araujo S. Raysaro  e   tutor Presencial Rodrigo Parisoto.

SANTO ANDRÉ / SP

2015


4311792202 – RA

A importância do brincar na educação infantil

Trabalho de conclusão de curso II apresentado à Universidade Anhanguera – UNIDERP como requisito parcial à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob orientação da Professora Mestre Adriana da Silva Ramos de Oliveira

Aprovado em: __/__/__

BANCA EXAMINADORA

__________________________________________

Professor EAD   

Anhanguera Educacional

____________________________________________________________

Tutora a Distância Especialista Raquel A.S. Ray saro

Anhanguera Educacional

__________________________________________________

Tutor (a) Presencial Rodrigo Parisoto

Anhanguera Educacional

Sumario

RESUMO

O presente artigo vem abordar as práticas educacionais na educação infantil, que visa o lúdico em seu contexto principal, que nos mostra a importância do brincar nessa fase da vida que mais precisam de interação, comunicação em seu meio social e individual, com intuito de trazer para nosso aprendizado a oportunidade de sermos melhores incentivadores da autonomia e garantir á criança o brincar de forma livre e dirigida, para seu desenvolvimento utilizando diversos meios de aprender brincando. continuar....... cada um deve colocar sua parte, resumo do que fez

Introdução

A importância do brincar na educação infantil

O tema escolhido trata-se da importância do brincar nas primeiras etapas da vida da criança, principalmente a fase da creche e pré-escola. A brincadeira utilizada de modo certo ajuda no desenvolvimento da criança e a estimula à aprendizagem de forma que a criança aprende brincando. A espontaneidade e a criatividade juntas desenvolvem um trabalho geralmente com resultados positivos, mas baseados em trabalhos conjuntos desde a escola até a família contextualizando a atualidade com atividades educativas e cuidados essenciais. A importância do brincar na educação infantil é um trabalho desenvolvido por etapas explicando sobre cada passo do desenvolvimento da criança até os seis anos de idade, com proposta pedagógica com conhecimentos da realidade social e cultural. As experiências através das brincadeiras são imprescindíveis para que a criança exerça a capacidade de criar por meio de intervenções lúdicas objetivando elementos de transformação do seu ser. O tema aborda o brincar nessa fase da criança construindo os alicerces para um futuro tranquilo criando condições para uma vida de autonomia, reflexão e criatividade.

O objetivo do tema é compreender e esclarecer que as crianças colocam em prática tudo o que aprendem de forma lúdica, argumentando, escutando e fazendo-se ouvir e também o trabalho em equipe. Com qualidade de ensino para o desenvolvimento de sua identidade para crescer como cidadão crítico e pensante.


O ato de brincar é importante no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil, pois temos como objetivo conhecer, entender o brincar, onde a criança aprende a se conhecer, tendo comunicação com ela própria e com o mundo. Além de socializar-se, através de jogos educativos, brincadeiras e brinquedos. A melhor forma de comunicação é a brincadeira, pois com isso a crianças consegue demonstrar o seu cotidiano, ter autonomia e criatividade para as brincadeiras.

Para este nosso tema existem vários autores e grandes acervos de materiais que poderá fazer o enriquecimento do nosso artigo e também aprimorará o conhecimento sobre o conceito da importância do Brincar na Educação Infantil. Autores como FRIELDMAN, Adriana, no seu livro A arte de brincar; Jesus, Ana Cristina Alves, Como aplicar jogos e brincadeiras na educação infantil; Macedo, de Lino. Petty, Ana Lúcia S.; Passos, Norimar C. Os Jogos e o Lúdico na Aprendizagem Escolar; VYGOTSKY, Lev. A formação Social da Mente, explica como é importante tornar o uso do lúdico no aperfeiçoamento em sala de aula, pois não consiste somente em utilizar brincadeiras, mas verificar as possibilidades e os objetivos que os brinquedos e os jogos educativos trazem para o contexto da sociedade, podendo com isso diminui o fracasso escolar e os problemas decorrentes da aprendizagem e do processo na construção do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (169.2 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com