TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Concepçoes do letramento

Por:   •  1/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

AS CONCEPÇÕES DO LETRAMENTO E DA ALFABETIZAÇÃO

Como não falar do letramento sem citar a alfabetização, não tem como separa-los, pois do ponto de vista psicológico e linguísticos um depende do outro para a formação cultural de um ser humano. A leitura e a escrita são aprendizados simultâneos, pois como aprender a ler somente sem saber o que está sendo lido, ou ter experiência de vida e de não saber ler. Não podemos dissocia-los.

Parece desnecessário definir o termo “alfabetização”, visto que se trata de um termo bem familiar, pois responderíamos que alfabetizar é o conceito de ensinar a ler e escrever. Mas na alfabetização é considerada como o ensino das habilidades de codificar e decodificar símbolos, afirmo então, como decodificar símbolos se eu não entendo o que estou lendo. Então entra o letramento.

Alfabetização e letramento, são duas ações distintas, não podem ser separadas, pois alfabetizamos letrado, ou seja, ao mesmo que ensinamos as letras, as palavras, ensinamos como e para que serve, de modo que o indivíduo se torne ao mesmo tempo alfabetizado e letrado.

Para que isso aconteça é importante a interação com diferentes gêneros textuais, com base em contextos diversificados de comunicação, cabe a cada professor apresentar textos chamativos, fáceis e interessantes, atuais, aos olhos das crianças, ajuda-los também a desenvolver a sua autonomia para ler e escrever seus próprios textos.

Devemos garantir desde cedo que as crianças se apropriem do sistema de escrita alfabética, pois essa apropriação não se dá para todas as pessoas, pois existem aquelas que não são alfabetizadas, mas sabem ler por associação, ou até mesmo podemos dizer por visão logo gráfica, onde ela associa o logo das mercadorias ao nome citado pelo fabricante. Ela não é alfabetizada mas tem o letramento da vivencia.

Para um bom resultado da alfabetização e do letramento andarem juntos, não devemos nos prender somente a uma atividade, pois isso acaba que a criança se desestimula pela mesma rotina, e o resultado acaba não sendo tão favorável. A professora tem que começar a aprender a adotar o método construtivista, cada aula diferente da outra, aplicando atividades diferenciadas, como aquela que identifica o que cada criança da classe já sabe, realizar atividade com foco no sistema de escrita, outras nas práticas de linguagem, utilizar projetos didáticos para alfabetizar, trabalhar com sequencias didáticas, ditados com palavras da mesma semântica e incluir atividades permanentes na rotina.

Eu continuo afirmando que a alfabetização não anda sem o letramento, pois alfabetizar crianças e adultos tem implicações em todo o desenvolvimento deles nos anos seguintes. A leitura e a escrita são conteúdo central da escola, da vida, tem a função de incorporar a criança e ao adulto a cultura do grupo em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com