TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Definições e concepções de: Criança, Educação Infantil e de Ensino Fundamental

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

As definições e concepções de: Criança, Educação Infantil e de Ensino Fundamental.

   Os tempos atuais da educação convidam-nos a uma revisão de atitudes, conceitos e falácias. Em especial, no que tange á infância, o conceito de Educação Infantil como direito social é algo novo. Se analisarmos bem,  no Brasil, só a partir da Constituição Federal de 1988 é que as crianças, do seu nascimento até os seis anos de idade, adquiriram o direito de serem educadas em creches e pré- escolas.

   No entanto, isso nem sempre vinha sendo praticado com propriedade, tomando mais força a partir da nova LDB, a lei de Diretrizes e Bases da Educação- Lei 9.394/96. A nova LDB baseia-se no princípio universal da educação para todos e teve um forte impacto na cultura educacional do Brasil nos últimos 15 anos. Outro instrumento influenciador de novas atitudes ligadas á Educação infantil foi a publicação do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (Brasil, 1998) que pode e deve ser consultado por todos e todas que trabalham coma Educação Infantil.

    Foi preciso uma longa caminhada histórica para que as crianças fossem percebidas na plenitude e na forma de ser e de estar no mundo.

   Apesar de todo o avanço da legislação e do reconhecimento da sociedade a cerca da infância como um período de profundas transformações na vida da criança e sobre seus direitos fundamentais, entristecemo-nos quando deparamos com os diferentes tipos de infância vivenciados por essas crianças.

   Educar crianças é uma missão , maravilhosa, mais também é um grande desafio. A tarefa de educar crianças na Educação Infantil, em uma importância inegável, pois a formação e o preparado desses seres em desenvolvimento vão refletir diretamente, no futuro, no que sera sua vida adulta.

   Em função dessas importantes questões nós como educadores temos que ter em mente as dificuldades de socialização, dificuldade na organização do espaço, etc.

  Temos consciência da difícil articulação entre a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental e consequentemente com a entrada da criança de seis anos no primeiro ano; dificuldade essa expressa na estrutura especial das escolas, nos currículos  e programas escolares, no tempo escola, na formação dos professores, só para citar alguns.

   A Resolução nº 3, de 3 de agosto de 2005, do Conselho Nacional de Educação indicou a

nomenclatura a ser adotada para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental:

Educação Infantil - 5 anos de duração - Até 5 anos de idade

Creche - Até 3 anos de idade

Pré-Escola - 4 e 5 anos de idade

Ensino Fundamental - 9 anos de duração - Até 14 anos de idade

Anos iniciais - 5 anos de duração - de 6 a 10 anos de idade

Anos finais - 4 anos de duração - de 11 a 14 anos de idade

O Plano Nacional De Educação ( PNE), Lei nº 10.172, 9 de Janeiro de 2011,afirma nas disposições gerais que a implantação definitiva do Ensino Fundamental de Nove Anos objetiva oferecer maiores oportunidades de aprendizagem no contexto da escolaridade obrigatória e, como consequência, assegurar, ao final do Ensino Fundamental, maior nível de escolaridade para as crianças que ingressarem mais cedo nesse nível de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (137.3 Kb)   docx (949 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com