TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Diferentes Contexto

Por:   •  11/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.989 Palavras (12 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

 UNINTER

DÉBORA LEILANE MELLO – RU:1400664, TURMA: 05/2016

RELATÓRIO ESTÁGIO DIFERENTES CONTEXTOS

CANOINHAS

2021[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL[pic 2]

 UNINTER

DÉBORA LEILANE MELLO - RU1400664, TURMA: 05/2016

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DIFERENTES CONTEXTOS

Relatório de Estágio Supervisionado - Diferentes Contextos apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.

CANOINHAS[pic 3]

2021

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2.  DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4

2.1 CONCEPÇÃO FILOSOFICA DA INSTITUIÇÃO.....................................................5

2.2 ESTADO DA ARTE.................................................................................................7

2.3 CAMPO EXTERNO REMOTO – ANALISE IMAGÉTICA.........................................8

2.4 FICHA TÉCNICA DO DOCUMENTÁRIO................................................................9

2.5 MATERIAIS DIDÁTICOS: REFLEXÃO E CRIAÇÃO ............................................10

2.6 PRÁTICAS DO CAMPO E AS TEORIAS: PRÁXIS...............................................11

3.CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................13 REFERÊNCIAS..........................................................................................................14

  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório foi construído com base nos dados coletados através Estágio Supervisionado em Diferentes Contextos, que teve início em julho/2021 e término em julho/2021, na Paróquia Divino Pai Eterno, situada no município de Bela Vista do Toldo, Santa Catarina.

O estágio teve como finalidade a análise reflexiva de diferentes contextos por meio de observação e prática orientada para a atuação do professor em diferentes contextos.

No presente relatório serão apresentados dados de observações participativas e reflexivas em torno da equipe da instituição, e principalmente, em torno do trabalho da instituição realizado com as crianças da comunidade.

Será relatado dados de identificação da Paróquia, a concepção filosófica da instituição, a caracterização da estrutura e da equipe atuante, como acontecem os trabalhos realizados com as crianças, também será apresentado o Projeto de Intervenção realizado pela acadêmica no período de estágio.

Foram realizadas entrevistas com o Padre da instituição estagiada, além de leituras e pesquisas no manual de estágio - Diferentes Contextos oferecido pela UNINTER através do portal AVA, o qual serviu para embasar o estágio e o presente relatório.

Todos os acadêmicos de pedagogia precisam realizar esse estágio, para que possam aliar a teoria à prática em sua formação docente. Isso fará com que a formação seja enriquecida e de extrema importância para a formação com excelência profissional. Além de que o estágio é exigido e determinado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- Lei nº 9394/96.

O aprendizado do estágio Diferentes Contextos, apresenta para o acadêmico os diferentes ambientes onde o professor pode atuar, proporcionando um espaço de ressignificação de saberes docentes e da realidade enfrentada nesse cotidiano. Esse estágio também visa um aperfeiçoamento na prática da docência, percebe-se então a importância que ele traz para todos os acadêmicos.

  1. DESENVOLVIMENTO

O estágio possibilita repensar a ação docente através da união de experiências do que já foi vivenciado na prática com os conhecimentos obtidos na faculdade, com objetivo de organizar e reorganizar mudanças.

A história da Igreja Católica abrange cerca de 2.000 anos, a partir da vinda de Cristo e do dia de Pentecostes, que ocorreu 50 dias após o mesmo advento. A Igreja Católica acredita que “ existe na história, mas ao mesmo tempo a transcende”. Segundo seu catecismo, “ só os olhos da fé” podem ver sua realidade visível, e também é uma realidade espiritual, carregando a vida divina. Porém, a primeira igreja foi construída por volta de 1930. Simples, é cercada de madeira, mas não tem bancos nem piso. A igreja é organizada pela comunidade há muitos anos. Mas nos últimos dez anos, a igreja perdeu cerca de 1,7 milhão de seguidores, uma queda de 12.2% (IBGE). A instituição estagiada paróquia católica de Bela Vista do Toldo, possui um terreno com uma área de aproximadamente 3.000 metros quadrados. Atualmente nessa área existe a igreja, um pavilhão para festa da cidade e um espaço para o estacionamento.

2.1 CONCEPÇÃO FILOSÓFICA DA INSTITUIÇÃO

A Paróquia Divino Pai Eterno é de uma denominação católica, segundo dados coletados em entrevista com o padre da igreja, Valmir Pasa, e em pesquisas realizadas pela acadêmica, a instituição tem como base de concepção filosófica textos bíblicos.

As doutrinas da Igreja Católica são ensinadas por Jesus Cristianismo para mostrar ás pessoas o caminho para a salvação e a vida eterna. Para os católicos, o principal pode ser atingido, com a graça de Deus, mediante a obediência dos Dez Mandamentos e dos outros ensinamentos, que se resumem nos mandamentos de amor ensinados por Jesus. Onde se entende a importância do amor de Deus e o amor para com o próximo.

Segundo minhas pesquisas, para que uma pessoa possa se tornar um membro da igreja, é preciso que o indivíduo concorde em assumir para si o conjunto de crenças e valores, definidos pelo que chamam de confissão de fé, o qual é denominado princípio fundamental e essencial da fé.

Através de suas concepções filosóficas, a igreja tenta fazer seu papel na sociedade, ensina a importância da família na vida, do perdão, do respeito, da honestidade, bem como também já foi mencionado, do amor pelo próximo. A Igreja Católica se considera a igreja estabelecida por Deus para salvar todos os homens, embora admita a possibilidade de salvação dos que não a seguem. Esta ideia é visível logo no seu nome: o termo "católico" significa global em grego. Ela elaborou sua doutrina ao longo dos concílios a partir da Bíblia, comentados pelos Pais e pelos doutores da Igreja. Ela propõe uma vida espiritual e uma regra de vida aos seus fiéis inspirada no Evangelho e definidas de maneira precisa. Regida pelo Código de Direito Canónico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (112.6 Kb)   docx (349.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com