TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Inteligências Múltiplas

Por:   •  31/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 4

“Como o educador pode utilizar as múltiplas inteligências traçando planos e conteúdo que contemplem a todos, colaborando no desenvolvimento e aprendizagem de cada educando?”

Howard Gardner psicólogo americano e professor de cognição da universidade de Havard trouxe uma conotação diferente a palavra inteligência, desenvolveu a teoria das Inteligências Múltiplas (IM) desenvolvida no início da década de 1980. Ele tinha como objetivo o desenvolvimento das inteligências, afirmando que as ações dos seres humanos envolvem atividades simultâneas, mesmo com intensidade diversificada. Sendo assim tem uma grande necessidade de estudar e repensar o atual sistema de educação, que para Gardner o objetivo deveria ser o desenvolvimento das inteligências, ajudando os sujeitos a atingirem objetivos de ocupação e passatempo adequados ao seu espectro particular de inteligências GARDNER (1995). Gardner insatisfeito com o uso de teste de QI como determinante de sucesso, sendo medido a capacidade lógico-matemática ou linguística.

As diferentes inteligências fazem parte de toda diversidade da constituição do ser humano, se existem várias inteligências analisando de uma forma lógica e racional, existem diversas maneiras de aprender e várias maneiras de ensinar. O que observamos em nossas escolas nos dias atuais é que nem todas inteligências são conhecidas e valorizadas. O professor entra em sala de aula e mecanicamente interage com os alunos sem perceber que ali ele poderia estar detectando as várias inteligências. O planejamento docente, na maioria das vezes prioriza a inteligência linguística e a lógica-matemática, em detrimento das demais. O ensino as provas de vestibular, a faculdade priorizam somente essas inteligências, sendo que ultimamente as universidades já estão resinificando os conceitos de ensino, como alunos com deficiência, já estão fazendo avaliação diferenciada. A educação é um direito e não pode se negado. A escola deve realizar um trabalho mantendo um olhar sensível às necessidades e inteligências dos alunos, chegando a fazer testes para saber qual inteligência o aluno possui e o ajudando a desenvolver e o capacitando para um futuro melhor. Por meio de planejamento escolar o programa pedagógico o docente pressupõe o entendimento do perfil das inteligências múltiplas de cada aluno, sendo que o modelo educacional deverá mudar de fato a forma de avaliação, que não venha a beneficiar só um determinada tipo de facilidade, levando o aluno a explorar a sua cognição para desenvolver ou até mesmo descobrir outros tipos de inteligência que ele pode ter que ainda não foi descoberta.

O conjunto a que Gardner nomeou de Inteligências Múltiplas é composto pelas inteligências: lógico-matemática, linguística, espacial, cenestésico-corporal, interpessoal, intrapessoal e musical, inteligência naturalista, existencial/espiritualista, pictórica, inteligência emocional. Gardner em (1995) afirma:

... que todas as inteligências são parte da herança humana genética, em algum nível básico cada inteligência se manifesta universalmente, independente da educação ou apoio cultural. Enfatizando que todos os seres humanos possuem certas capacidades essenciais em cada uma das inteligências, tirando aqui nesse instante, as populações excepcionais.

O professor não deve rotular seu aluno ou mesmo não cair na falsa ideia de que o aluno é “mediano” em determinadas áreas do saber. Segundo Gardner

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com