TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Políticas Educacionais

Por:   •  15/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  2.969 Visualizações

Página 1 de 3

POLÍTICAS EDUCACIONAIS

1) Apresente as principais características das políticas educacionais em cada período da histórica republicana do Brasil, destacando principalmente os períodos de 30 e 70.

        Do período de 1930 à 1945, o Estado brasileiro se torna o agente promotor da educação, além de estruturar todo o sistema escolar. Foi nesse período que foi criado o Ministério da Educação. Neste período também, os idealizadores do Escola Nova apresentam o Manifesto dos Pioneiro de Educação Nova, que se torna um marco devido à propor uma reforma educacional e também de mostrar um diagnóstico de como estava a situação da educação no país. A Constituição de 1934 no âmbito da educação, determinou competências maiores à União e aos demais entes da federação, incumbindo-a de promover o Plano Nacional de Educação, coordenando e fiscalizando a sua execução.

        Entre 1946 e 1964, na Constituição de 1964, o que foi implementado na área da educação é a elaboração de uma legistação própria, determinando possibilidades para a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Em 1961 essa lei foi sancionada pelo Poder Executivo.

        Em 1968, o governo promovia a reforma universitária. Ela promovia o controle ideológico dos cursos universitários e impor uma lógica propriamente burocrática, empregada em sua forma de organização e classificação dos alunos para seu ingresso.

        2) Apresente as concepções de educação expressas na Constituição Federal de 1988, dos artigos 205 a 214, com uma crítica pessoal ao final.

        A educação é um direito de todos, é com ela que formamos cidadãos com a capacidade intelectual de se qualificar para o mercado de trabalho, através da participação de toda a comunidade. Na educação trabalhamos com a igualdade de condições dos alunos dentro da escola, proporcionando a todos a mesma liberdade de aprender, ensinar, divulgar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.

        Por mais que estejam na Constituição várias concepções, elas nem sempre são seguidas pela comunidade como um todo. O direito à educação é muitas vezes é tirado por motivos supérfulos, como o abandono da escola para trabalhar e ajudar na renda familiar. Isso deve ser abolido, nossas crianças merecem ter uma educação digna para que pelo menos o básico elas tenham para aí sim poder ingressar no mercado de trabalho.

        3) Apresente uma síntese dos principais pontos presentes na LDBEN nº 9394/96.

        No Brasil a educação está melhorando com o tempo, pois o acesso à Educação Superior cresceu muito nos últimos anos, onde as mais variadas classes tem acesso. Embora não seja em grande escala, esses alunos conseguem se formar e ter uma educação satisfatória devida à melhora também na Educação Básica, que mostra ao aluno como obter um melhor rendimento em sua vida acadêmica. A formação dos profissionais para estarem trabalhando na Educação Básica é algo que teve destaque também nesta evolução, onde todos têm um melhor aprendizado e acabam repassando isso com uma melhor qualidade aos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com