TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Praticas Textuais

Por:   •  30/9/2021  •  Resenha  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 2

“Os saberes docentes apontado por Tardif e Raymond constituem referencial seguro para a leitura da formação da identidade docente nos dias atuais? ” Argumente sobre sua resposta com base nos estudos realizados no âmbito da disciplina ‘Memórias e Saberes Escolares’.”

O tema apresentado pelos autores está muito alinhado com o que nós estamos vivendo atualmente, incluindo o debate sobre o desmonte da educação, sendo assim, a prática pedagógica marca um importante enfrentamento político, enfrentamento no nosso dia a dia e na sala de aula diante do atual cenário. Em tempos de crise, o papel da educação, do professor, dos alunos e da comunidade escolar é muito significativa. Todas as questões pedagógicas, nesse contexto, estão sendo reorientadas e reconfiguradas os nossos modos de atuação na prática docente, os impactos desse “novo modelo” de sala de aula e as nossas configurações como sujeitos, nas práticas operacionalizadas. São vários fatores e questões desafiadoras que se impõem diante desse cenário, por outro lado, os imperativos dessa nova configuração de educação, nos impulsiona a buscar novos caminhos para refletir e para evidenciar esse processo.

A formação inicial precisa ser repensada, assim como a formação de saberes pedagógicos articulados as novas tecnologias e os desdobramentos para que a educação “não pare” diante de tantos desafios, tais como: falta de planejamento, dificuldade de acesso a um computador ou internet, problemas de adaptação, entre outros. Sendo assim, a tecnologia é um “meio” para solucionar os problemas educacionais, e não um fim, pois representam um “retrato” do capitalismo vigente e precisamos analisá-la numa perspectiva crítica e excludente.

Não obstante, precisamos manter o vínculo com os alunos, traçar metas e caminhos para criar condições eficazes de aprendizagem, principalmente sendo acessíveis a todos, precisamos ter criatividade e ousadia para proporcionar uma integração significativa no processo ensino-aprendizagem, que dialogue com a realidade do aluno.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com