TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Teorias Vigotski e Wallon

Por:   •  6/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

As metodologias ativas têm sido temas de discussões que vêm ganhando força nos últimos anos no campo educacional. No entanto, é importante salientar que essa não é uma discussão nova (DIESEL et al., 2017, p. 272). Elas são formas que o professor se utiliza para dar aulas que coloquem o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem visando desenvolver seu protagonismo, autonomia, criticidade, poder de reflexão e problematização, criatividade, trabalho em equipe e inovação, se colocando como mediador desse processo.

De acordo com Oliveira et al. (2010, p. 2) "as chamadas metodologias ativas trazem como proposta uma completa reorganização e rompimento, não somente dos processos de ensino-aprendizagem, mas também das estratégias, dos materiais e meios a serem utilizados e, notadamente, das posturas discente e docente." Ou seja, promovem uma quebra nos papéis tradicionais de professor e aluno, deslocando o professor do centro.

É possível encontrar aplicações de metodologias ativas na educação básica em todas as suas etapas. Na educação infantil, por exemplo, em uma aplicação com objetivo de promover a saúde alimentar infantil. No ensino fundamental e médio, onde, neste caso, um professor de geografia utilizou a sala de aula invertida e a aprendizagem por investigação, de modo que os alunos pudessem estudar o planejamento urbano e refletir sobre a tomada de decisão em aspectos relativos ao espaço urbano em escala local, como é possível observar neste artigo que trata do uso de métodos ativos em diferentes níveis de ensino. E no ensino superior, onde tem sido amplamente utilizada objetivando desenvolver os princípios nos quais se fundamentam.

Fonte: DIESEL et al., 2017

Ainda nos apoiando nos estudos de Diesel, podemos observar na imagem ao lado sete princípios das metodologias ativas: o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem, a autonomia, a reflexão, a problematização da realidade, o trabalho em equipe, a inovação e o professor como mediador deste processo.

Assim sendo, concluímos que as metodologias ativas auxiliam o professor a transformar as aulas em algo mais dinâmico e envolvente, além de desenvolver nos discentes características imprescindíveis para os estudantes do século XXI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (27.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com