TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As mulheres na educação

Por:   •  6/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  9.678 Palavras (39 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 39

[pic 1]IPEMIG - Instituto Pedagógico de Minas Gerais

Josiane Fátima Prudente

AS MULHERES NA EDUCAÇÃO

Belo Horizonte

2015

Josiane Fátima Prudente

AS MULHERES NA EDUCAÇÃO

Trabalho acadêmico apresentado á dispiciplina tópicos Especiais VI

Para conclusão de curso.

Belo Horizonte

IPEMIG

2015

Para minha mãe,

que está na origem da minha história.

Agradecimentos

A  Deus por ter soprado em mim o dom da vida

E ter me ensinado o dom de educar.

Pelo apoio dos meus entes queridos:

Mãe, esposo.

A todos que sempre me encheram de confiança

Os meus sinceros agradecimentos.

Se me contemplo

Tantas me vejo,

Que não entendo

Quem sou, no tempo do pensamento.

Vou desprendendo

Elos que tenho,

Alças, enredos...

E é tudo imenso...

Formas, desenho

Que tive, e esqueço

Falas, desejo

Em movimento

-a que tremendo

Vago segredo

Ides, sem medo?!

Nem me lamento

Nem esmoreço:

No meu silêncio

Há esforço e gênio

E suave exemplo

D        e mais silêncio.

Não permaneço.

Cada momento é meu e alheio.

(...)

Assim compreendo

O meu perfeito

Acabamento

Múltipla, venço

Este tormento

Do mundo eterno

 Que em mim carrego:

E, uma, contemplo

Ojogo inquieto

Em que padeço

E recupero o meu alento

E assim vou sendo

Cecília Meireles _ Auto – retrato.

1. INTRODUÇÃO

“... O real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia.”

Guimarães Rosa.        

Existem homens e mulheres e uma relação de poder e nesta luta está à educação. O domínio masculino nas sociedades de um modo geral reflete nas relações entre homens e mulheres, principalmente na sociedade capitalista. Tendo em vista que a mulher é a peça fundamental neste processo, desenvolvi este trabalho que tem como tema: A mulheres na educação.

As mulheres no mundo contemporâneo por força das mudanças econômicas e culturais vêm buscando o seu espaço, ainda que encontrem muitas resistências e tentam de todas as formas escaparem das regras duras do poder, sem se deixarem capturar pelo sistema classificatório, mundo de contágio, de criação permanente, ela “arranca” força, para ainda tentar transformar esta alienação. Percebendo que as mulheres também estão inseridas nesta sociedade organizada pelos homens, onde muitas vezes são recriminadas, discriminadas, mas mesmo assim tentam transformar a sociedade pela educação.

O objetivo desta pesquisa é conhecer, analisar o perfil das mulheres como trabalhadoras da educação. Optei por desenvolver este tema porque trabalho em e sentimos a luta das mulheres para serem reconhecidas em seu campo de trabalho, sendo um deste na educação. Então adveio á curiosidade de saber como se deu o processo de inserção delas na educação, as mulheres escondidas na professora e outras questões atinentes ao tema. Atualmente, este assunto ainda é muito polêmico, pois ainda vivemos numa sociedade muito machista e a historiografia sobre a mulher ainda é uma produção muito recente.

O diferencial e importante deste trabalho está na pesquisa de campo que fiz coletando falas das mulheres professoras e/ou pedagogas que entrevistei. Queria saber de cada uma quais são os medos e anseios da profissão e o que as levam continuar na árdua tarefa de educar. A educação é fundamentada na sociedade e por isso tenho interesse em adquirir mais conhecimento sobre a sua história. Sabemos que no mundo atual as mulheres são as grandes responsáveis pela educação, principalmente no lar na escola básica, e muitas conseguem administra e conciliar a sua vida particular com a sua vida profissional. E apesar de demonstrar e assumir um novo papel social, ainda continuam a serem discriminadas e desvalorizadas. Por quê? O que impede o reconhecimento do papel social das mulheres.

Pesquisamos e analisamos quais são os modelos das mulheres dentro da educação e qual é o seu papel como educadora. Como se deu o processo de inserção das mulheres na educação e qual são os seus papéis como educadora. Observei o conhecimento que estas possuem para desempenhar seus papéis. Busquei identificar até que ponto se identifica com a profissão e conhecem ser valor social. Neste contexto fica sempre a questão: Por que algumas se acomodam, não lutam, ou simplesmente desistem?

O desenvolvimento do trabalho se deu a partir de pesquisas bibliográficas acerca de conceitos e informações sobre o assunto, objeto deste estudo, buscando através destas pesquisas o esclarecimento as questões levantadas. Em seguida, realize pesquisas de campo com seis mulheres que atuam na educação na escola, em sua vida profissional e em casa, no dia- a – dia com seus filhos.

Nesta pesquisa busquei traçar o perfil de dois tipos de mulheres da mulher que trabalha na educação formal, qual a sua formação inicial e se continuou o processo formativo. E de educação informal, qual a sua formação, e, por que optou por permanecer em casa educando os filhos. De início foi entregue um questionário, como as respostas eram evasivas, dificultou a analise das questões deste trabalho.

Ainda sobre o trabalho de campo é importante relatar que o questionário constava das seguintes perguntas como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64.3 Kb)   pdf (290.8 Kb)   docx (57.4 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com