TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos que determinam condições ideais de aprendizagem

Artigo: Aspectos que determinam condições ideais de aprendizagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Artigo  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

ASPECTOS QUE DETERMINAM CONDIÇÕES IDEAIS DE APRENDIZAGEM

Teberoski e Cardoso apresentam quatro princípios que determinam condições ideais de aprendizagem:

** os alunos precisam pôr em jogo tudo o que sabem e pensam sobre o conteúdo que se quer ensinar.

** os alunos têm problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem produzir.

** a organização da tarefa pelo professor garante a máxima circulação de informação possível.

** o conteúdo trabalhado mantém suas características de objeto sociocultural real, sem se transformar em objeto escolar vazio de significado social.

É possível organizar as atividades escolares considerando simultaneamente esses quatro pressupostos pedagógicos. Isto é algo que depende muito do tipo de conteúdo a ser trabalhado e dos objetivos didáticos que orientam a atividade proposta. Os dois primeiros pressupostos formam uma proposta didática baseada na concepção de aprendizagem como construção, “pôr em jogo” o conhecimento que se tem não significa usar, mas arriscar, testar suas hipóteses e enfrentar contradições.

O conteúdo trabalhado mantém as suas características de objeto sociocultural real- por isso, no caso da alfabetização, a proposta é o uso de textos, e não de sílabas ou palavras soltas. Mesma quando as crianças ainda não lêem e não escreve convencionalmente, a prática tem mostrado que alguns textos são bastante adequados para as situações de leitura e escrita: listas, canções, poesias, receitas, parlendas, provérbios, advinhas, piadas, trava-línguas, etc. São geralmente textos curtos, em que os alunos têm possibilidades de antecipar o escrito, ou que sabem de cor.A organização da tarefa garante a máxima circulação de informação possível entre os alunos.

Uma estratégia necessária para que o aluno se alfabetize não é a memorização, mas a reflexão sobre a escrita. O sistema alfabético de escrita é um conteúdo complexo, e para compreendê-lo não basta decorar infinitas famílias silábicas, é preciso de um processo sistemático de reflexão sobre suas características e sobre o seu funcionamento. A produção de texto a redação é uma atividade presente em qualquer tipo de proposta pedagógica apenas varia o momento em que se considera a criança apta a redigir textos.

Numa classe onde o professor cultiva a cooperação e o respeito intelectual, eles costumam fazer o mesmo com os colegas. Quando o professor proporciona situações de interação e colaboração na sala de aula, eles podem trocar informações entre si, discutir de maneira produtiva e solidária e aprender uns com os outros.

As interações, os agrupamentos, devem ser pensadas tanto no ponto de vista do que pode aprender durante a atividade como do ponto de vista das questões que cada aluno pode levar a pensar. Aprender envolve esforço, investimento, e é justamente por isso que em cada atividade os alunos devem ter objetivos imediatos de realização para os quais dirigirem o esforço de equacionar problemas e tomar decisões.

Gêneros Textuais (PCN: 1997) Trabalho com a linguagem oral e escrita.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais têm sido recorrentemente o tema de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com