TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa

Por:   •  18/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.656 Palavras (19 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 19

        Introdução

        Neste trabalho de conclusão de estágio, apresentarei a rotina de uma sala de aula de educação infantil, com crianças de 2 a 3 anos. Veremos a seguir os métodos utilizados, as atividades realizadas, o espaço escolar.  

O estagio foi realizado numa creche conveniada com o município de Diadema “Creche Espaço Criança”.

        

        

        

Atividade 01

Atividade de orientação e discussão do estágio

        Houve três reuniões de estágio, com a coordenadora do curso e orientadora Prof.ª Sueli Barreiro.

        No primeiro encontro tivemos a explicação de cada etapa do estágio, o que deveria ser feito em primeiro lugar, como realizar, quantas horas serão realizadas cada dia.

        Ao longo de todo o semestre a orientadora do estágio auxiliou e esclareceu dúvidas, o que é de extrema importância para a realização de um bom trabalho.

        

Atividade 2

Apresentação do estagiário na unidade escolar

Ao chegar na creche a diretora me recebeu dando boas vindas, e depois me explicou a rotina da creche, me mostrou o espaço físico da creche, como as salas, o pátio, os banheiros, e refeitório. Logo depois me mostrou a secretaria onde e feita à parte burocrática, foi um dia bem descontraído.

        

        Atividade 03

        Pesquisa no documento de registro do planejamento da escola (Plano Escolar), para conhecimento da concepção de aprendizagem adotada pela escola para a Educação Infantil.

        A proposta pedagógica da “Creche Espaço Criança” está alicerçada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB 9.394/96, Art. 29, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e Adolescentes, o disposto nos Parâmetros curriculares Nacionais – PCNs.

        A creche, busca a integração da criança através do desenvolvimento dos aspectos físico, psicológicos, intelectuais e socioculturais, complementando a ação da família e da comunidade.

        A proposta privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção ao ambiente social através do lúdico, estimulando a adquirir autonomia, praticando a cidadania em um ambiente saudável e acolhedor.

        Quanto à avaliação na Educação infantil será constante e terá por objetivos levantar o diagnóstico dos avanços e das dificuldades da criança e prognosticar as aptidões observadas.

        A avaliação será feita em termos de comportamento, abrangendo o desenvolvimento integral da criança e servirá para informar sobre as dificuldades específicas dos alunos e seu aproveitamento nas atividades que lhe são propostas e o professor fará acompanhamento do progresso do educando e procederá ao registro minucioso do seu desenvolvimento.

        

        Atividade 04

        Entrevista com coordenador pedagógico, tendo como foco o relacionamento entre teoria e a prática vivenciada na Educação Infantil.

Roteiro para a entrevista com o coordenador pedagógico.

4.1 Resumidamente, quais são as suas atribuições?

        As atribuições de uma coordenadora pedagógica são prestar atendimento aos professores, as auxiliares, monitoras e alunos da instituição. Porém, hoje em dia, ainda atendemos aos pais e funcionários em geral.

4.2 Como se organiza o trabalho didático na escola (formas de planejamento, definição de procedimento metodológico e dos conteúdos que serão trabalhados, organização de projetos...)?

        Seguimos um Plano Escolar, orientados pela coordenadora de ensino que está frequentemente nos respaldando com informações e orientações específicas de cada seguimento. Partindo deste ponto, elaboramos os projetos pedagógicos para a educação infantil– planejamentos anuais, mensais, e específicos. Isto ocorre no início de cada ano letivo, em semanas de planejamento e capacitações, também ocorre diariamente após a saída dos alunos, onde de acordo com a metodologia de ensino, o professor é orientado a trabalhar.

4.3 Em que espaços e com qual freqüência são realizadas as formações docentes? Quais assuntos são mais tratados nesses encontros?

        Mensalmente é disponibilizado um dia pela secretária de educação para que a reunião pedagógica ocorra juntamente com os grupos de professores da creche, neste dia tratamos do projeto pedagógico, data comemorativa, o que pode ser melhorado no decorrer das atividades. E a formação de professores ocorre quando a prefeitura disponibiliza de um espaço físico para que ocorra em dias diferentes conforme a turma, onde são passados os cursos para os professores da rede, e são discutidas melhorias e reformas no ensino.

4.4- Você acredita que relacionar a teoria que sustenta a proposta pedagógica escolar á pratica utilizada em sala de aula é uma dificuldade encontrada pelos professores? De acordo com a sua experiência, por que ocorre essa dificuldade?

Acredito que sim, pois muitos professores acomodam-se em sua rotina. Para isso não ocorrer, o papel do coordenador pedagógico é fundamental, orientando e motivando este professor com recursos e informações inovadoras.

        

Atividade 05

        Levantamento dos objetivos e da organização didática da Educação Infantil.

        

                Na Creche Espaço Criança, a Educação Infantil, terá como finalidade o desenvolvimento integral da criança de um ano á três anos, em seu aspecto físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade, ampliando a possibilidade de acesso ao patrimônio cultural da sociedade em que vivem.

         A proposta metodológica tem como finalidade o desenvolvimento do educando com um todo, através do desabrochar de vários aspectos da criança, com planejamento adequado a cada faixa etária. Propiciando assim estabilidades de ensino lógica sequencial do mesmo na vida escolar do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (167.3 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com