TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas Educacionais Atividade Colaborativa

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Políticas Educacionais

Atividade Colaborativa

Pelo que temos observado no panorama educacional em nosso país, a questão da universalização do atendimento escolar tem sido acompanhada pela garantia do padrão de qualidade e pela valorização dos profissionais do ensino? Justifique.

Em uma sociedade a educação deve ser sem dúvida o maior estimulo para um desenvolvimento social e econômico e analisando a história da educação brasileira, percebemos que essa já foi muito precária. Hoje em dia, podemos facilmente ver um grande avanço, com melhorias notáveis e consideráveis em diversos aspectos. Porém essas mudanças não são tão suficientes para uma melhora geral, uma real educação de qualidade. Vemos que ainda há uma desvalorização salarial para o professor, o desmotivando muitas vezes, escolas públicas sem capacidade de acolher a todos entre outros quesitos.

O fato é que a educação de qualidade esta diretamente ligada a capacitação e trabalho dos professores, e esses são desvalorizados com um baixo salário, sem muitos benefícios etc. portanto ficam desmotivados e sem condições de aprimorar seu trabalho. A mudança necessária na educação, só acontecerá quando a formação dos professores deixar de ser um processo de atualização, e sim quando a educação tiver o objetivo de real formação de indivíduos críticos, que de acordo com Gerhardt (2001), "a educação libertadora ou transformadora, é aquela que trabalha com uma visão de sujeitos potencialmente autônomos, capazes de praticar a solidariedade, instruindo-se de forma a promover a auto-reflexão". Portanto a educação deve ser voltada a uma conscientização, democracia para formação da cidadania, despertando dentro de si a humanização, para uma melhoria no sistema escolar, social e político.

Depois podemos ver que muitas crianças ainda estão fora das escolas, até mesmo por não ter escolas de fácil acesso, ou por não ter a capacidade e receber e educar a todos. Na constituição porem é claro que o governo deve proporcionar escolas públicas e gratuitas obrigatoriamente dos 4 aos 17 anos. Os governos devem se adaptar a essa lei até 2016, acolhendo o total de 7,3% dessas crianças que estão fora das escolas e erradicar o analfabetismo.

No que diz respeito do ensino as leis foram sancionadas e devem ser cumpridas a rigor, como diz no artigo 206:

I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;

art.208: O poder do Estado com a Educação será efetivado mediante a garantia de:

I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria;

Art.214: A lei estabelecerá o plano nacional de educação e de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com