TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas Educacionais Atividade Colaborativa

Por:   •  4/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Políticas Educacionais

Atividade Colaborativa

NOME

Edilaine Ap. Moraes

RA

5205952923

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Políticas Educacionais

Atividade Colaborativa

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido na disciplina Políticas Educacionais apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor Fábio de Souza Alves.

Anhanguera Educacional

2015

  1. Apresentação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96) em linhas gerais, enfatizando o que a mesma prevê no tocante à qualidade da educação e o profissional da educação.

R: A LDB 9394/96 reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal. Estabelece os princípios da educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública, a educação brasileira é dividida em dois níveis: a educação básica e o ensino superior.

Tendo como principais características. Gestão democrática do ensino público, Ensino fundamental obrigatório e gratuito, Formação de docentes para atuar na educação básica em curso de nível superior, Dinheiro público pode financiar escolas comunitárias, confessionais e filantrópicas

A educação brasileira conta ainda com algumas modalidades de educação:

Educação Especial – Atende aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.

Educação a distância – Atende aos estudantes em tempos e espaços diversos, com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação.

Educação Profissional e Tecnológica – Visa preparar os estudantes a exercerem atividades produtivas, atualizar e aperfeiçoar conhecimentos tecnológicos e científicos.

Educação de Jovens e Adultos – Atende as pessoas que não tiveram acesso a educação na idade apropriada.

Educação Indígena – Atende as comunidades indígenas, de forma a respeitar a cultura e língua materna de cada tribo.

  1. Considerações sobre a realidade da educação em nosso país, a partir dos vídeos e das charges disponibilizados.

R: Em nosso país, os governantes falam muito na educação pública, que vai criar, modificar, melhorar, diversificar entre outros, tanto para o educando como para o educador. Mas na verdade sobre isso nada acontece, eles prometem e pedem cada vez mais paciência, otimismo, esperança e etc.

E assim cada vez mais o desrespeito aos aluno e professores em sala de aula começa: Salário baixo, sem recursos didáticos, salas lotadas, escolas depredadas, nível de aperfeiçoamento profissional é falho esses são alguns de várias dificuldades que a educação brasileira enfrenta.

  1.  Análise e reflexão que busque confrontar os itens 2 e 3, desenvolvendo um texto que discorra sobre o distanciamento existente entre as políticas educacionais e o cotidiano escolar.

R: Na teoria é tudo mais fácil sem complicações pois não se tem a mínima ideia do que acontece em uma sala de aula ou uma escola inteira. A política do nosso país ela estabelece e cria situações que na verdade não condiz com a realidade que vivemos, pois não se investiga o que de fato a escola necessita e que certamente uma escola é diferente da outra.

  1. Considerações Finais.

Hoje em dia ser pedagogo vem de amar a profissão, pois nada esta colaborando para que seja uma das profissões almejadas pelos futuros estudantes do ensino superior, é uma profissão que se ganha muito pouco, falta de conhecimento pelos políticos, falta de recursos para trabalhar nas escolas, o desrespeito com os professores e alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (116.2 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com