TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Reflexiva Ed. Infantil

Por:   •  9/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

Prática de Ensino em Educação Infantil

Aluna:

Curso:

RGM:

Polo:

Atividade Reflexiva I: Prática de Ensino e o Estágio Curricular Supervisionado.

Introdução

        Ao iniciar um curso de formação de professores, como por exemplo o de Pedagogia, geralmente os alunos anseiam o momento em que aprenderão a ensinar, mas para que isso ocorra é preciso que teoria e prática caminhem juntos. E é nesse momento que percebemos a importância do estágio curricular supervisionado, pois é onde haverá o confronto de toda a teoria aprendida dentro das salas dos cursos de formação de professores com a prática do estágio. Mediante isso o aluno futuro professor poderá refletir sobres as práticas pedagógicas que possam lhe auxiliar a ser um bom professor e criar novas metodologias que possibilitem um bom ensinamento aos seus futuros alunos, principalmente quando se fala de educação infantil, pois trata-se do nível de ensino em que há as primeiras experiências das crianças com o ambiente escolar.

Desenvolvimento

Ao iniciar a realização do estágio é necessário que o aluno tenha em mente a importância desse momento para formação da sua identidade profissional, pois é onde irá presenciar e vivenciar a forma como um professor atua na sala de aula, por isso deve estar atento a tudo que acontece ao seu redor, especialmente quando se trata da educação infantil. Pois na educação infantil é onde a criança irá desenvolver as suas potencialidades tanto pessoais quanto sociais, devido a isso a atenção do professor na elaboração da sua metodologia deve ser bem significativa para que ajude no desenvolvimento da criança da melhor forma possível.

. Para auxiliar o professor no desenvolvimento dessas potencialidades a educação infantil segue as orientações contidas no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) que não servem apenas como parâmetros escolares, mas principalmente contribuem para que a criança aprenda a expressar suas ideias e opiniões, no estágio é possível perceber em muitos momentos essas orientações dentro da sala de aula com os alunos pelo estagiário, que deve absorver o máximo de aprendizado para aplicar na sua formação profissional.

Diante disso percebemos com mais eficácia o importante papel do estágio supervisionado na formação acadêmica, pois através dele podemos vivenciar várias experiências que nos leve a refletir e tentar encontrar maneiras que possibilite à se tornar um bom professor. Vale ressaltar que é de extrema relevância que o professor da educação infantil esteja sempre aberto a novas descobertas e troca de saberes e que possa criar senso crítico e refletir sobre sua atuação em sala de aula, essa ação e reflexão e ação nada mais é do que a práxis pedagógica que o professor passa a desenvolver na sua atuação profissional enquanto professor.

Outro ponto muito importante que deve-se ser observado pelo aluno no estágio é sobre a questão do educar e cuidar, onde estes estão extremamente ligados na educação infantil, pois por se tratar de crianças é fundamental que se tenha cuidado bem maior quando comparado aos alunos dos outros níveis de ensino, pois o aluno ainda está aprendendo a ter sua autonomia. Nesse momento que o educar se inicia,         uma vez que a educação infantil visa o desenvolvimento da aprendizagem na criança, mas sempre respeitando o tempo da criança, e não esquecer que esse momento também serve para socialização e brincadeiras, mas sempre buscando esse aprendizado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com