TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Reflexiva Educação Infantil

Por:   •  26/11/2019  •  Dissertação  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 2

     Nome: Amanda Vinaud Valeriano

     RGM: 20526768

     Disciplina: Prática de Ensino em Educação Infantil – Atividade Reflexiva I

     

 A atividade docente é a junção de prática e ação. Nessa conjuntura a prática é tida como uma atividade sistematicamente constituída por uma cultura organizacional da escola. Ela tem o objetivo de garantir o conhecimento, por meio de projetos pedagógicos e métodos desenvolvidos pela Escola e o Professor.  Já a ação é a maneira de realizar esta prática de maneira estruturada, eficaz e precisa.

               É através do processo de reflexão-ação-reflexão que surge a práxis docente, pois o professor deixa de ser um mero objeto de investigação e se torna o próprio sujeito da investigação, não se limitando apenas a generalizações dos conteúdos abordados pelos alunos, mas tornando-se o agente de mudanças, capaz de com seu senso crítico adaptar o método conforme a situação da comunidade escolar.

De acordo com o material didático e a experiência no estágio em educação infantil, pude observar que os professores enfrentam certas dificuldades em exercer suas atividades devido às práticas pedagógicas adotadas na instituição de ensino em que trabalham, dificultando e desafiando o professor a fazer sempre uma ação-reflexão-ação para que possa conceber uma educação democrática, e mais cidadã, preparando os indivíduos criticamente para a vida social.

Outra questão recorrente no âmbito do CEMEI que realizei o estágio em Educação Infantil, que dificulta essa postura de pratica docente é a comodidade com que a maioria dos professores conduzem suas práticas, repetindo ações, com métodos de ensino ultrapassados, contrariando o paradigma crítico, cuja finalidade é a utilização de métodos plurais e reflexivos.

É preciso que os professores ultrapassem essas barreiras, mostrando motivação e se esforçando na busca de um diálogo pedagógico que priorize a criticidade e a reflexão. Infelizmente a maior parte dos professores em educação infantil que acompanhei, ainda não se propuseram a assumir essa postura, muitas vezes os projetos pedagógicos pré-estabelecidos não possibilitam abertura para que os professores consigam avançar e obter seus próprios métodos pedagógicos.

Entretanto não posso generalizar, pois há alguns professores comprometidos, que amam a função que desempenham e sempre estão dispostos a repensar suas práxis a fim de propiciar experiências de aprendizagens diversificadas, e situações que ampliem a curiosidade, e o desenvolvimento do aluno.

Finalmente, podemos concluir que a prática reflexiva, como se sugere, propicia atualização, renovação, simplificação de técnicas e procedimentos, gerando novos conhecimentos, além de contribuir na reformulação de valores e melhoria das interações professor-aluno.

“É pensando criticamente a prática de hoje ou de

ontem que se pode melhorar a próxima prática”.

Paulo Freire

Referência:

MICHELETTO, Ingrid Barbara Pereira – UENP “ação-reflexão-ação:

processo de formação continuada” Disponível em < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1448-6.pdf > acesso em 21, de outubro de 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com