TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Reflexiva Educação Infantil

Por:   •  19/5/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 2

NOME: Gabriela Pereira Trindade

RGM: 26021538

CURSO: Pedagogia para Licenciados                         

ATIVIDADE 1 : Importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil.

        O estágio supervisionado é um componente curricular obrigatório e se faz muito importante nos cursos para a formação de professores, pois nos ajuda a conhecer e compreender o campo de atuação do pedagogo, fazendo com que  compreendemos a complexidade das práticas institucionais e das ações desenvolvidas por seus profissionais, ou seja, é onde que podemos vivenciar a prática com a teoria dando oportunidade para a formação docente e desenvolvimento profissional, experiências formativas no contexto escolar para construção da identidade docente.

        No estágio, os educadores tem a chance de reavaliar suas práticas e ações como pedagogo, tendo um olhar crítico sobre a educação, no qual é preciso ser um profissional comprometido, com habilidades específicas, ter conhecimento sobre as crianças, entender como a criança aprende, ter conhecimento da importância do brincar.

Criança é um sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura (BRASIL, 2010).

Sendo assim a criança é protagonista da educação infantil, é um cidadão porque, pensam, observam, constroem conhecimento, questionam sobre o mundo, possuem vontades e desejos próprios, devido a isso o professor precisa estar preparado com conhecimentos atualizados tendo a consciência que precisa oferecer um ensino de qualidade.

        Com isso o professor precisa estar atento as necessidades diárias no desenvolvimento das crianças, enxergar a necessidade do que é importante das crianças aprenderem, melhorar sempre a organização do trabalho pedagógico para sempre promover o desenvolvimento infantil, portanto o cuidar e educar são direitos fundamentais da criança, sendo que o professor precisa criar práticas pedagógicas que respeitem as particularidades do desenvolvimento infantil e que estejam junto com vínculos afetivos, pelas interações e pela ludicidade, permitindo um ensino de qualidade as pequenas crianças que fazem parte do futuro do Brasil.

Referências Bibliográficas

ANDRADE, B. P. Lucimary (s/d). Prática de Ensino em Educação Infantil. Prática Docente na Educação Infantil. Cruzeiro do Sul Virtual.

FREITAS, Adriana; MONTANDON, L. B. Ana Carolina. As especificidades da docência na Educação Infantil: O estágio como possibilidade de reflexão-ação. Univali (s/d). Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/redivi/article/download/5075/4271. Acesso em: 07 Mar. 2022.

MEC. Ministério da Educação, 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/viewer.html?pdfurl=http%3A%2F%2Fportal.mec.gov.br%2Fdmdocuments%2Fdiretrizescurriculares_2012.pdf&clen=4657554&chunk=true. Acesso em: 08 Mar. 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com