TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade "Síntese o Que é Tecnologia"

Por:   •  3/11/2019  •  Resenha  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

A partir dos estudos inicialmente feitos na disciplina pude perceber que vai muito além do que vemos hoje do nosso dia a dia. A tecnologia está presente desde, a época nos primitivos e com decorrer dos anos ela vem se inovando e hoje ela deixou de ser um simples diferencial, se transformou-se em uma obrigatoriedade no nosso cotidiano. Sem tecnologia básica de um computador e internet, “somos quase nada”, elas proporcionam que nós construímos nosso saberes a partir de comunicação e interações com mundo, no qual não há limites geográficos, culturais e a troca de conhecimentos e experiências. Mas ainda existe alguns impedimentos de acesso e de conexão redes para comunicação.

Com o vídeo que assistimos em sala, fica evidente que a tecnologia é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e a aplicação deste conhecimento através de sua transformação no uso de ferramentas, processos e materiais criados e utilizados a partir de conhecimento. Portanto como futura professora acho importadíssimo o uso da tecnologia dentro da sala de aula, pois ajuda o meu aluno ter uma autonomia no sentindo “da atenção, compreensão e de facilitar o desenvolvimento da alfabetização”.

Entretanto, precisamos estar sempre conscientes das questões que envolvem a aprendizagem, com o uso ou sem o uso das tecnologias. Pretto (2001a, p. 39) enfatiza ser imprescindível preocuparmo-nos com as políticas públicas de incluso das camadas desfavorecidas ao mundo tecnológico. Também nos alerta que preparar o trabalhador para o uso dos computadores e a rede é necessário, mas não suficiente.

É fundamental entender que a preparação, para esse mundo tecnológico não pode estar desarticulada da formação básica, pois não podemos falar em alfabetização “tecnológica” se não falarmos, ao mesmo tempo, em alfabetização das letras, dos números, da consciência corporal, da cultura, da ciência. Com isso, fica claro que a tecnologia tem que proporcionar uma mediação entre professor, aluno e saberes escolares.

Referencia:

ALTO..., Anair; SILVA, Heliana da. O Desenvolvimento Histórico das Novas Tecnologias e seu Emprego na Educação. In: ALTO..., Anair; COSTA, Maria Luiza Furlan; TERUYA, Teresa Kazuko. Educação e Novas Tecnologias. Maringá•: Eduem, 2005, p 13-25

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (30.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com