TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade colaborativa educação especial

Por:   •  20/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Educação Especial

NOME

RA

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2016

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Educação Especial

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido na disciplina Educação Especial apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor Talita Cristina Sanches.

Anhanguera Educacional

2016

  1. Escrever aproximadamente três parágrafos, apresentando e definindo com suas palavras os conceitos: integração escolar, inclusão escolar e educação especial. Para isso, utilize os conceitos e discussões apresentados no texto indicado no Saiba Mais e nas aulas-tema 1, 2, 3 , 4 e 5 da disciplina.

   

    O conceito de integração refere-se a criança ter o direito de conviver socialmente com outras pessoas, porem para que ela possa ser incluída na escola regular, ela deve ter um progresso escolar. Caso isto não aconteça a escola pede aos pais que insira a criança em uma escola especializada em educação especial.

   Na Inclusão a criança especial tem o direito de ser inclusa na escola regular. E a escola tem o dever de se capacitar e se especializar para receber a criança. Caso isto não aconteça os pais da criança pode procurar seus direitos.

    Educação especial é profissionais capacitados em educação para crianças especiais que poderão de dizer se a criança esta preparada para um escola regular.      

  1. Escrever aproximadamente três parágrafos contextualizando a inclusão escolar e o papel da Educação Especial na educação brasileira. Para isso, recorra aos materiais das aulas-tema 1, 2, 3, 4 e 5 da disciplina e ao livro-texto da disciplina.

   

    A inclusão escolar é de extrema importância, pois é ela quem dá direitos a criança com deficiências especiais.

    Foi somente a partir dela que a criança especial teve a sua diferença valorizada e respeitada.

    Porem para inclusão escolar aconteça é necessário que o trabalho dos professores, oferecer formação, preparar a equipe escolar, mudança no currilo e na estrutura da escola, mudança pedagogia e tambem adaptações atendendo a necessidade de cada aluno.

                                       

  1. Escrever aproximadamente quatro parágrafos fazendo uma análise e reflexão sobre a relação entre o texto indicado, o vídeo e o estudo de caso, retomando a discussão sobre o tema feita com seus colegas no fórum de discussão, respondendo às questões:

Qual a relação entre o vídeo “DIFERENTE, mas igual” e os conceitos inclusão, integração escolar e educação especial?

    No vídeo “DIFERENTE, mas igual” a menina Thabata esta pintando, e para ela todos os lápis são iguais, tanto o de escrever quanto o de pintar, já para a mãe dela não, os lápis são diferentes uns dos outros.

    E é o que acontece com o a integração, inclusão e educação escolar, todas tentam de alguma forma inserir as crianças especiais dentro da escola regular, por mais que exista certa diferença, todos somos iguais.    

 

Qual a relação entre o vídeo “DIFERENTE, mas igual” e Rodrigo, o garoto inquieto do estudo de caso?

    Tanto o vídeo “DIFERENTE, mais igual” quanto no estudo de caso “O garoto inquieto”, tem uma relação muito grande, pois do mesmo jeito que a mãe da menina Thabata, disse que os lápis são diferentes e por este motivo deveria ser colocado em locais diferentes, o mesmo aconteceu com o menino Rodrigo que tinha algumas dificuldades de aprendizagem e também um comportamento diferente dos demais alunos, a escola propôs para a mãe do mesmo fosse procurar uma escola especializada.

    Ou seja, a escola tinha a visão de que crianças diferentes e crianças  “normais” deviam ficar em locais distintos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (106.5 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com