TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Especial: Atividade Colaborativa

Por:   •  6/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Educação Especial

 

NOME

Camila Roqueti Lucas

RA

8026765540

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

ANO 2016

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Educação Especial

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido na disciplina Educação Especial apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor Carla Búfalo.

Anhanguera Educacional

ANO 2016

   A integração escolar ocorre quando o aluno tem que se adequar a tomas as normas politicas, pedagógicas, físicas da escola. Inclusão escolar é aquela em que a escola tem que se adequar com as diferenças individuais de cada indivíduo, respeitando suas singularidades. Onde todo o aluno tem direitos iguais acesso e permanência na escola sem nenhuma descriminação.

Educação especial é aquela que atende diferentes deficiências, onde são organizadas para atender exclusivamente alunos com determinadas situações.

 Inclusão escolar busca ajudar as pessoas com deficiência a terem uma vida próxima do normal, que eles tenham acesso aos mesmos recursos educacionais, potencializando a interação social, isso significa que independente das diferenças todos tem direito a uma educação de qualidade e igualitária.

As pessoas com necessidades educacionais especiais são cidadãos como quaisquer outros, possuidores dos mesmos direitos e com as mesmas regalias quanto às oportunidades disponíveis na sociedade, involuntariamente do tipo de deficiência e do grau de comprometimento que apresentem. A pessoa com deficiência tem direito ao convívio não segregado e ao ingresso e acesso imediato.

A educação especial foi um norte para esses avanços e a declaração Salamanca em 1994, foi uma luta que fez toda diferença para melhoria da inclusão na educação brasileira, a escola é um direito de todos independente de qualquer situação social, físicas, materiais, humanas, aos recursos disponíveis e facilitados aos demais cidadãos. 

.         Enquanto que, a ideia da educação especial antevê influências decisivas e assertivas, em ambos os lados da situação: no processo de desenvolvimento do sujeito e no processo de reajuste da realidade social. Com isso a pessoa com necessidades educacionais especiais possa prontamente contrair condições de ingresso e acesso no cotidiano regular e na convivência na sociedade, com inserção.

Legítima nos direitos humanos, com a convivência na diversidade há a possibilidade de proporcionar a administração das diferenças no aprendizado das relações interpessoais, aspecto básico da democracia e da cidadania.

Quanto ao vídeo diferente mais igual, se relaciona com que vimos até agora com os conceitos de inclusão, integração escolar e educação especial?

As relações existentes entre o vídeo e os conceitos de inclusão, integração escolar e especial e que todas consideram que todos são iguais, mesmo que exista uma metodologia diferenciada para os alunos com necessidades especiais todos somos diferentes mais iguais como pessoa cidadão, mas todos com direitos a uma educação igualitária e de qualidade.

Esses conceitos valorizam e reconhecem a condição humana merecedora de aprendizagem, fundamentam-se na concepção dos direitos humanos, onde igualdade e diferença são indissociáveis, promovem o desenvolvimento cognitivo de todos os alunos sem descriminação.

Qual a relação entre o vídeo “diferente mais igual” e Rodrigo o garoto inquieto do estudo de caso?

Este bem claro nesse vídeo que as crianças não têm preconceito nem descriminação, mais Rodrigo, pois a própria escola o considerava diferente e não sabiam como lidar com essa situação.

         Rodrigo passou o que muita criança com deficiência enfrenta nas escolas não se tem recursos nem professores especializados para intervir nessa situação para que aja alguma melhoria a adaptação desse aluno.

 Temos esse conceito de que todos somos iguais mais quando nós deparamos com uma situação igual ao do vídeo fica bem claro que a escola não tem estrutura nem física nem emocional e nem pedagógicas para acolher esse aluno. Tanto a escola ou educação especial teriam que andar de mãos dadas para o sucesso da aprendizagem e socialização desse aluno através de materiais pedagógico diferenciado voltado ao conhecimento cognitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (123.9 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com