TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Orientação e Discussão de Estágio

Por:   •  2/5/2015  •  Resenha  •  1.613 Palavras (7 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 7

             Atividade 1

Atividade de orientação e discursão de Estágio

    

   Sem dúvida, esses encontro foram de grande valia para o desenvolvimento das atividades propostas pelo estágio, pois neles obtivemos informações e orientações que esclareceram muitas dúvidas de nós alunos. Inicialmente as orientações aconteciam de maneira coletiva, ou seja, para todos os alunos, pois foram orientações básicas e burocráticas, desde a orientação da apresentação do estagiário na unidade escolar até a formatação deste trabalho de conclusão. Já nos últimos encontros, as orientações foram realizadas individualmente, de acordo com as necessidades e especialidades de cada um.  

Atividade 3

     

       Pesquisa no documento de registro do planejamento da escola (Plano Escolar ), para o conhecimento da concepção de aprendizagem adotada pela escola para os anos iniciais do Ensino Fundamental .

         Plano Escolar , concepção  de aprendizagem para o Ensino Fundamental .

      No Ensino Fundamental a concepção adotada pela escola baseia-se no constutivismo, integracionista, segundo as teorias de vygotsky- interação social, Piaget- construção do conhecimento e wallon ,a afetividade , Tendo em anexos muitas das atividades que desenvolvem.

                                                                                                                           

                                             

        Atividade 4

            Entrevista com o coordenador , tendo como foco o relacionamento entre a teoria e a pratica vivenciada nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Coordenador do Ensino Fundamental .

4-1 Quais são as suas  atribuições ?

Acompanhar o processo ensino aprendizagem , participar do processo escolar da unidade organizar planejamento curricular , articular as diferentes propostas e concepções que convém na escola .

Dirigir e garantir os HTPCS , atendendo para a formação em rede visando atender as diferentes demandas que se interagem na escola como aluno de inclusão , projetos do município e as linguagens .

4-2 Como organizar os trabalhos didáticos da escola (formas de planejamento, definição de procedimentos metodológicos e dos conteúdos que serão trabalhados, organização de projetos...).

Propor formação em serviço permitindo uma reflexão assídua sobre a pratica que revela a discrepância entre teoria e pratica, ou mesmo revisão da mesma, visando da mesma, visando atender a intencionalidade dos segmentos que é ter um trabalho conjunto e direcionado para um mesmo objetivo. A questão da gestão da sala de aula tem sido um constante debate e motivo de reflexão nos HTPCS, pois com a chegada dos especialistas a agitação está se intensificando.

                                                                                                                           

Atividade 5

     Levantamento dos objetivos e a organização didática dos ano iniciais do Ensino fundamental.

A-O desenvolvimento da criança é um processo conjunto e recíproco.

B-Educar e cuidar são dimensões indissociáveis de toda ação educacional.

C- Todos são iguais, apesar de diferentes: a inclusão de crianças com necessidades especiais.

    Objetivo Geral - garantir à criança acessa a processos de apropriação renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à confiança, ao respeito, à dignidade à brincadeira, à convivência, e a interação com outras crianças. (art.8 da resolução n 5 CEB 17/12/2009)

                                                                                                                           

Atividade 6

Apresentação do estagiário aos professores anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco na rotina diária e na relação professor-aluno.

As professoras foram muito simpáticas, mas não me ajudou muito porque não queria me dar o planejamento, pois não tinha autoridade de entregar para nós. A professora da sala ao lado nos ajudou muito entregou para nos todas as copias das aulas que solicitamos, entregou todo o planejamento da escola, inclusive o do ano todo, falou para nós que não havia problema nenhum em dar para os estagiários, pois a outra professora queria nos dar mais trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com