TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade historia da educação

Por:   •  29/5/2019  •  Resenha  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de História da Educação

-Autor: Marcos Roberto de Faria

-Obra: Pedagogia da vigilância: O jesuíta na aldeia (séculos XVI e XVII)

-Data de publicação: Outubro/Dezembro de 2016

-Tema Geral: O artigo apresenta uma discussão mais densa sobre as atividades jesuíticas no território, onde hoje seria o Brasil, nos séc. XVI e XVII. Aponta também os instrumentos de vigilância que a chamada Contrarreforma empregou nos jesuítas e nas populações da colônia, em especial nas aldeias, que é foco do artigo.

-Recorte cronológico: Séculos XVI e XVII.

-Recorte geográfico: Província do Brasil.

-Fontes Documentais: Archivum Romanum Societatis Iesu, Brasília Epistolae, Roma; Biblioteca Nazionale Centrale Vittorio Emanuelle, Fondo GesuíticoI, Roma; Monumenta Historica Societatis Iesu, Monumenta Brasíliae IV (1563-1568), Roma.

-Método de Abordagem: Análise qualitativa, com fontes documentais de abordagem histórica.

-Proposições: Para o autor, as discussões feitas pela a Igreja Católica da Contrarreforma, sobre o corpo e suas proibições, e sobre as praticas dos indivíduos, foi de vital importância para o processo civilizador da província brasileira, e com a chamada pedagogia da vigilância.

-Conclusões: É possível afirmar, por fim, que a “campanha pedagógica contrarreformista” colocou em cena a pedagogia da vigilância por meio de um rígido controle sobre as práticas dos indivíduos no período. No caso da América portuguesa, isso se fez fundamentalmente na aldeia (FARIA, 2016:16)

-Criticas e considerações finais: A província brasileira era vista como bárbara, sem civilidade, as populações indígenas que viviam no território, eram vistos como selvagens. A igreja católica ela foi um instrumento bem eficiente para ajudar a manter esses índios na “linha”. Os modos de vida dos indígenas, ditos como não civilizados, não poderia corromper com os costumes ditos civilizados das populações brancas vindas da Europa, portanto os jesuítas ajudaram por esse lado, os assentamentos portugueses, juntando as tribos menos hostis em um aldeamento e catequizando e os amansado. A igreja católica sofreu um impacto muito grande com a cisão, de diversas igrejas, perdendo um pouco do seu poder e de seus fiéis. Com os novos territórios das Américas, a contrarreforma viu um novo jeito de “aumentar o seu rebanho” e com as normas e regras instituídas na Colônia, manter ter mais controle em cima da população, do que eles vestem, pensam, comem e fazem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com