TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades e orientações para o dossiê. Curso de Pedagogia

Seminário: Atividades e orientações para o dossiê. Curso de Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Seminário  •  1.641 Palavras (7 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 7

etodológicas do professor denunciam sua funda FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM – 80h

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Descreva três características da concepção inatista de desenvolvimento e aprendizagem.

Essa concepção tem como características o inatismo onde o inato já nasce com o individuo; o maturacionismo que é a maturidade cognitiva que indica o potencial de aprendizagem e o apriorismo que é a estruturas do conhecimento são inerentes ao sujeito essas são as principais características.

O professor é facilitador, auxilia, faz com que desperte o conhecimento no aluno.

Ele toma frente das atividades, convida o aluno a participar, faz com que surja um interesse do aluno na atividade desenvolvida.

em uma sala crianças menores cartazes de musicas são colocadas ao alcance do aluno para que assim ela possa ter contato com aquele tranalho que ela mesma realizou tudo e no baixo para que assim ela tenha o contato direto com os objetos peagam quando querer brincar e guardam nos devidos lugares

3. O conhecimento pode ser transmitido de acordo com a concepção apriorista? Justifique sua resposta.

O conhecimento é aprendido com o tempo, porem é como uma semente, precisa de condições como agua, luz, terra, para crescer esse tornar uma arvore.Assim é o conhecimento humano, precisa de condições para se desabrochar.

4. Cite e explique os conceitos fundamentais para a teoria da Gestalt.

Totalidade, percepção, estrutura, meio geográfico, figura fundo, leis perceptivas.

Outros conceitos dessa teoria são supersoma e transponibilidade. Supersoma refere-se a idéia de que não se pode ter conhecimento de um todo por meio de suas partes, pois o todo é maior que a soma de suas partes: "A+B" não é simplesmente "(A+B)", mas sim um terceiro elemento "C", que possui características próprias".

Já segundo o conceito da transponibilidade, independentemente dos elementos que compõem determinado objeto, a forma se sobressai.… uma cadeira é uma cadeira, seja ela feita de plástico, metal, madeira ou qualquer outra matéria-prima

5. Em síntese, explique os conceitos de campo fenomenal, do self e da congruência, desenvolvidos por Rogers.

Campo fenomenal nada mais é que o mundo das coisas e das pessoas percebido pela pessoa. Esta com o decorrer da vida, vai atribuindo significações e valores a cada aspecto percebido.

E todos, especialmente as crianças precisam de um espaço no qual lhes permitam esse aprendizado, confiança, é oque Rogers chama de organismo.

6. O que motiva o estudante a aprender na escola, segundo Rogers?

Aprender tem valor no presente e no futuro. Se produz o aprendizagem significativa cheia de descobertas para a pessoa. O saber, querer saber mais faz com que cada coisa que a criança aprende, desperte nela a vontade do segundo passo, é dizer ir maisalém, saber mais , conhecer mais.

7. Rogers entende a aprendizagem como significante e experiencial. Escreva, com suas próprias palavras, as principais características dessa aprendizagem.

A personalidade humana tem uma estrutura dinâmica com muitas potencialidades. Todos, especialmente as crianças, precisam de um clima favorável de relações humanas, em que se sintam valorizados, aceitos e dignos de confiança. Isto permitirá que cada um sinta e perceba que tem razões para confiar em si mesmo. Tais condições o impelem a desenvolver suas potencialidades, isto é, a atualizá-las em duplo sentido: mantendo sua própria originalidade e enriquecendo-se como um todo, em todas as dimensões.

A evolução contínua da história pessoal de cada um define os contornos vivenciados e percebidos pela pessoa. Esta evolução pessoal constante, como um todo (organismo), segue a tendência de atualização de si mesmo e das suas relações.

É a busca constante de autorrealização em todas as perspectivas que envolve a vida da pessoa, nas dimensões de: manter a identidade própria; relacionar-se com o mundo e com os outros; de aperfeiçoar-se. Esse é basicamente o processo de motivação.

8. O que é equivalência de estímulos?

Suas conclusões de como estabelecemos operações lógicas sobre o que nos cerca é chamada de "equivalência de estímulos"(porque, imagino, mostra como as coisas podem ser equivalentes, trocando de significado entre si).

9. A equivalência de estímulo pode ser utilizada como ferramenta para o processo de aprendizagem da leitura e da escrita? De que forma?.

É importante salientar que o aspecto lógico e ordenado da aprendizagem é fundamental, entretanto não é o único. A aprendizagem, que tem importância para o estudante, “combina o lógico e o intuitivo, o intelecto e os sentimentos, o conceito e a experiência, a idéia e o significado”. Toda aprendizagem precisa ter “uma qualidade de envolvimento” da pessoa inteira com um dinamismo que vem de dentro: o senso de descoberta, alcance, apreensão e compreensão. A aprendizagem contém elementos cognitivos e de sentimentos como curiosidade, vibração e paixão, bem como elementos vivenciais como prudência, autodisciplina, autoconfiança e emoção da descoberta.

10.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com