TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades e orientações para o dossiê. Curso de Pedagogia

Pesquisas Acadêmicas: Atividades e orientações para o dossiê. Curso de Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.993 Palavras (12 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

DIDÁTICA – 100h

UNIDADE 1

EDUCAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Faça um quadro demonstrativo das várias concepções de educação, ensino e aprendizagem que o texto apresenta, destacando as principais características de cada uma.

A educação segundo a concepção de Libaneo, Karling Nerici:

Para Libâneo (1992), educação é um conceito amplo que se refere ao processo de desenvolvimento global da personalidade, envolvendo formação de qualidades humanas - físicas, morais, intelectuais, estéticas, sociais, afetivas etc. - tendo em vista a orientação da atividade humana na sua relação com o meio social, num contexto de relações.

Para Nérici (1968),educação deriva do latim, educatione, ato de criar (animais, plantas) e, por extensão, formação do espírito, instrução.

Para Karling (1991) conceitua educação como processo que visa aodesenvolvimento integral da personalidade. para Karling (1991, p. 19), educação, na verdade, tem muito de autoeducacão.

Paulo Freire. Em suas duas importantes obras, A Educação como Prática de Liberdade‖ e Pedagogia do Oprimido, ele considera a educação a realidade do oprimido, pode se tornar agente importante nos processos de libertação do indivíduo e da sociedade; uma educação que arraste consigo procedimentos que incentivem a participação como um meio para a busca da cidadania, compreendida em suas dimensões crítica e ativa.

E segundo Piletti (1984), a educação também ocorre onde não existe escola, mesmo nos lugares onde não há sequer a sombra de algum modelo de ensino formal e centralizado existe educação

O ensino e aprendizagem são concepções antigas, pois isso já existia desde dos tempos primitivos onde os filhos nas tribos aprendiam com os pais a atender as necessidades, a superar as com o decorrer dos tempos com o desenvolvimento da humanidade dificuldades do clima e a desenvolver-se na arte da caça o ensino e a aprendizagem foram tendo uma importância cada vez maior, pois as pessoas se dedicaram exclusivamente a tarefas relacionadas ao ensino. Já a aprendizagem acontece no dia a dia e na vida em sociedade esses são os conhecimentos do senso comum que são aprendidos fora da escola. O aprender envolve uma idéia de construção, reconstrução e de tomada de consciência deforma individual, é assimilar de forma ativa tais conhecimentos e de operações mentais para que se chegue à compreensão para aplicá-las de forma consciente e autonomamente, podendo assim constituir as estruturas do conhecimento. Segundo Libâneo, 1992 “O ensino não existe por si mesmo, mas possui relação com aprendizagem.”

Segundo Libâneo (1992), o ensino tem a tarefa de assegurar a difusão dos

DIDÁTICA

Graduação em Pedagogia

18

conhecimentos sistematizados legados pela humanidade, e a aprendizagem é a

assimilação ativa de conhecimentos e de operações mentais para compreendê-los e

aplicá-los consciente e autonomamente. Portanto, na aprendizagem há uma relação

cognitiva entre aluno e conteúdo que se desenvolve em condições específicas do

processo de ensino: ―O ensino não existe por si mesmo, mas na relação com a

aprendizagem‖ (LIBÂNEO, 1992, p. 91).

2. O material aponta diferenças entre educação e escolarização. Escreva um texto considerando essas diferenças e pontuando qual é a importância da escolarização para a formação do sujeito participativo da sociedade (pelo menos 10 linhas).

A educação assume limites dentro de cada momento histórico e em cada momento assume papeis diferentes contribuindo para a participação da cidadania, se revelando de formas e posturas diferentes, que contribui para a formação do individuo, ora fazendo parte da formação popular das mesmas classes.a educação se torna a base de cada , ela é um processo amplo adquirido pelo cidadão na comunidade e na própria escola. Já a escolarização é a cultura adquirida em escolas cursos e faculdades, está apenas nos ensina a conhecer o mundo, questões e matérias de uma forma. A escolarização é importante para o sujeito

A escolarização é a aprendizagem realizada na escola, com os métodos utilizados por ela, seria local formal para que o indivíduo aprenda, seja alfabetizado e faça cursos.

Educar é muito mais do que escolarizar. A educação ocorre em diversas instituições, em qualquer lugar, pois a escola não é o lugar soberano onde ensina o homem a viver em sociedade, a educação em termos gerais visa inserir o homem em sociedade, fazendo com que ele seja útil e reconhecido por ela.

O fato de alguém cursar o ensino básico, médio ou superior não quer dizer que seja uma pessoa educada, mas é uma pessoa estudada ou escolarizada. Educação são atitudes, princípos e posturas que dificilmente se aprende nas escolas

Existem pessoas de classe baixa que recebem educação de seus pais, são educados e se tiverem oportunidade de estudar serão cidadãos educados e escolarizados, mas por outro lado, há pessoas com curso superior, mestrado, doutorado que não tem educação alguma!

3. As concepções de ensino mudaram no decorrer da história da educação. Atualmente não se aceita que ensinar é gravar idéias na cabeça do aluno. Como o ensino é visto na atualidade?

Através de pesquisas realizadas por diversos pensadores como educadores,

psicólogos, sociólogos, foi detectado que o conceito de ensino, assim como o conceito de educação, evoluiu, pois ensinar é transmitir conhecimentos, no qual o professor fala aquilo que sabe e espera que o aluno saiba reproduzir o que ele disse. E hoje na atualidade os professores buscam condi

ções que favorecem a aprendizagem do aluno usando o que eles já sabem e transformando essas informações em novos saberes, pois hoje o ensinar é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com