TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS Curso De Pedagogia

Exames: ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS Curso De Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  6.099 Palavras (25 Páginas)  •  1.277 Visualizações

Página 1 de 25

.

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS

Curso de Pedagogia

MÓDULO

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO – 80h

UNIDADE 1

HISTÓRICO DA PSICOLOGIA

Questões obrigatórias para o dossiê

1. De acordo com as diferentes ideias filosóficas apresentadas no texto, elabore um quadro histórico identificando os pensadores e suas principais ideias.

Resposta:

Sócrates estuda o limite entre homens e animais, aonde ele tinha como características a razão no qual o homem sobrepõe aos instintos com base na irracionalidade.

Platão definiu a teoria de Sócrates dando um “certo lugar para razão” que seria a cabeça a partir daí a alma do homem se encontra neste lugar do corpo quando alguém morre o corpo desaparecia mais alma fica para ocupar outro Corpo.

Aristóteles já pensava diferente e foi referencia importante na historia ele achava que a alma e o corpo não se separavam para ele serio o principio de tudo.

2. De acordo com a história, o século XV marcou um período de transformações radicais na Europa, desencadeando um processo de valorização do homem. Pesquise sobre esse período e argumente sobre tais mudanças e suas implicações para a educação.

Resposta:

Crescimento do capitalismo, ciências avançada, René descarte começa a postula a separação da alma e espírito, Darwin derruba antropocentrismo, surge estudiosos como Hegel*As artes evoluem rapidamente grandes pintores,escultores e escritores.

O Behaviorismo, que nasce com Watson, e tem como seguidores Pavlov e Skinner define o fato psicológico, de modo concreto, a partir da noção de comportamento (behavior).

A Gestalt tem seu berço na Europa e postula que o homem deve ser compreendido em sua totalidade, também nega a fragmentação das ações e processos humanos.

A Psicanálise nasce com Freud, na Áustria, a partir da prática médica, recuperando para a Psicologia a importância da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo.

3. A partir da década de 70, duas tendências são disseminadas: construtivista (Piaget) e sociointeracionista (Vygotsky, Luria e Leontiev). Explique por que motivo tais tendências tomam corpo nessa época.

Resposta:

Preocupados em apresentar uma resposta teórica que sintetizasse as duas formas antagônicas de conceber o psiquismo humano, isto é, eles buscavam mostrar como esses dois aspectos da vida humana – objetivo e subjetivo – se constroem e se determinam mutuamente.

4. Explique as principais contribuições da Psicologia quanto à compreensão sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem humana.

Resposta:

Conhecer os aspectos físicos e motores, intelectuais, afetivos- emocionais sociais e moral, aprofundar mais o conhecimento. Por exemplo, como saberei lidar com uma criança que apresenta um grau de dificuldade, se não tenho conhecimento.

5. De acordo com o texto, algumas escolas em Psicologia deram origem às teorias que temos hoje. Caracterize as abordagens abaixo, evidenciando seu posicionamento individual:

Resposta:

a) Construtivismo: Construtivismo é uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana que se desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio. A ideia é que o homem não nasce inteligente, mas também não é passivo sob a influência do meio, isto é, ele responde aos estímulos externos agindo sobre eles para construir e organizar o seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada.

b) Estruturalismo: é uma corrente de pensamento nas ciências humanas que se inspirou do modelo da linguística e que apreende a realidade social como um conjunto formal de relações que veio a se tornar um dos métodos mais extensamente utilizados para analisar a língua, a cultura, a filosofia da matemática e a sociedade na segunda metade do século XX. Entretanto, "estruturalismo" não se refere a uma "escola" claramente definida de autores, embora o trabalho seja geralmente considerado um ponto de partida. O estruturalismo é mais bem visto como uma abordagem geral com muitas variações diferentes. Como em qualquer movimento cultural, as influências e os desenvolvimentos são complexos.

c) Associacionismo: E positivista, atribuiu exclusivamente ao ambiente a constituição das características humanas e privilegia a experiência como fonte do conhecimento e de formação de hábitos de comportamento. Assim as características individuais são determinadas por fatores externos ao indivíduo. Nesta abordagem, desenvolvimento e aprendizagem se confundem e ocorrem simultaneamente.

d) Behaviorismo: Conhecido como comportamento ou conduta é o conjunto das teorias psicológicas que apresentam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia. O comportamento geralmente é definido por meio das analises e respostas com estímulos utilizados pela ciência natural chamada Análise do Comportamento.

e) Psicanálise: é um campo clínico e de investigação teórica da psique humana independente da Psicologia segundo Freud, médico neurologista austríaco, propôs este método para a compreensão e análise do homem, compreendido enquanto sujeito do inconsciente, abrangendo três áreas:

I) Um método de investigação da mente e seu funcionamento;

II) Um sistema teórico sobre a vivência e o comportamento humano;

III) Um método de tratamento psicoterapêutico.

Essencialmente é uma teoria da personalidade e um procedimento de psicoterapia; a psicanálise influenciou muitas outras correntes de pensamento e disciplinas das ciências humanas, gerando uma base teórica para uma forma de compreensão da ética, da moralidade e da cultura humana.

Em linguagem comum, o termo "psicanálise" é muitas vezes usado como sinônimo de "psicoterapia" ou mesmo de "psicologia". Em linguagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com